Notícias

Reciclagem: Cachoeiro tem novos PEVs e oficinas

Grupo de idosos aprendeu a usar itens recicláveis em peças de artesanato

Mais uma atividade em comemoração ao mês do meio ambiente ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), em Cachoeiro. O Centro de Convivência Vovó Matilde (antigo Vida Ativa), localizado no bairro São Geraldo, recebeu a equipe da educação ambiental para palestra e oficinas de artesanato com materiais recicláveis.

O projeto Vem Reciclar, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), apresentou aos idosos que frequentam o espaço como fazer a separação correta desse tipo de material e seu uso.

Ao fim da palestra, foi realizada uma oficina de reciclagem. Potes, garrafas de vidro e rolhas foram os materiais utilizados pelos participantes para o aprendizado na transformação de resíduos em arte. Aos poucos, aprenderam a fazer enfeites e utensílios para casa e até para presentes.

“As pessoas devem se conscientizar de que, quanto mais cresce a população no mundo, maior o consumo e, por consequência, mais itens passíveis de reciclagem. E novas ideias surgem para eliminar esse excesso.  A oficina de materiais recicláveis, além de ser uma atividade socioeducativa, também pode ser uma oportunidade de renda extra”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental, Luciene Tavares.

A reciclagem

De acordo com a Semma, a reciclagem é um meio de promover o desenvolvimento da consciência ambiental na população. Quanto mais a pessoa vê o resultado do trabalho, mais fica ciente de sua responsabilidade nesse assunto, deixando de sobrecarregar os processos de eliminação dos resíduos prejudicais ao solo, aos córregos, aos rios e à atmosfera.

“Reciclar é uma maneira inteligente, fácil e econômica para esse tipo de descarte.  O material usado volta para o ciclo de produção, o que também evita  a superlotação no aterro sanitário”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente em exercício, Fernando Martins.

Mais dois novos pontos de coleta

Outra atividade realizada com a equipe de Controle de Resíduos Sólidos  foi a instalação de dois novos pontos de entrega voluntária (PEV). No São Geraldo, fica próximo à entrada do Centro de Manutenção Urbana (CMU). Já no bairro Gilberto Machado, o PEV está na praça Portinari, conhecida como Pracinha dos Macacos.