Rede de fibra óptica levará internet de alta velocidade a escolas municipais

Com a iniciativa, todas a escolas estarão conectadas e integradas com os sistemas da Prefeitura
Foto: Divulgação/PMCI

Integrar os sistemas da rede municipal de ensino e levar internet de alta velocidade a todas escolas por meio de uma rede de fibra óptica. Essa é a mais nova iniciativa da Prefeitura de Cachoeiro para fortalecer a educação no município.

Sob responsabilidade da Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação (CTI), o trabalho de instalação dos 350 quilômetros de cabos já está em andamento, e tem previsão de ser concluído em junho deste ano. O investimento é de, aproximadamente, R$ 3,8 milhões.

De acordo com Élcio Sá Neto, coordenador do setor, com a nova estrutura óptica, será possível padronizar acesso à internet em todas as unidades de ensino, por meio de uma conexão de 10 gigabytes, integrando a rede municipal de educação aos sistemas da Prefeitura. A medida também eliminará custos com a contratação de operadoras do serviço.

“Iremos levar internet, também, a localidades com dificuldades de conexão ou sem oferta de operadoras, como em localidades do distrito de Burarama. Após concluída a instalação da rede, todas as escolas poderão contar com acesso rápido à web, que dará mais agilidade em processos administrativos e mais qualidade às atividades pedagógicas que envolvam a utilização de computadores e equipamentos afins”, destaca.

O coordenador afirma, ainda, que além de professores e estudantes, o município em geral também será beneficiado, pois, por meio da rede de fibra óptica, será possível ampliar os pontos de wi-fi gratuitos em espaços públicos, por meio do programa Conecta Cachoeiro, que, atualmente, conta com 34 locais com acesso à rede sem fio.

“Realizamos um planejamento de modo a utilizar a rede de fibra óptica também para alimentar 76 novos pontos gratuitos de wi-fi, que irão ampliar o acesso à internet gratuita em Cachoeiro”, finaliza Élcio.

“A administração pública requer cada vez mais ações que modernizem os serviços ao cidadão. Uma cidade que investe em tecnologia e democratiza o acesso à internet cria diversas possibilidades e soluções inovadoras para áreas essenciais como a educação”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Instalação dos cabos já está em andamento