Convênio

Rede municipal de saúde de Cachoeiro oferece novos tipos de exames

Análise com gasômetro permite avaliar qualidade respiratória e detectar casos graves de forma mais detalhada
Foto: Divulgação/PMCI

A Unidade de Pronto Atendimento do Marbrasa (UPA 24h) e o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) oferecerão novos tipos de exames neste ano, para aprimorar os serviços oferecidos. A oferta desses novos exames é fruto de um convênio da Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) com o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa).

Um dos exames, que já está sendo aplicado, é o de gasometria, utilizado por grandes hospitais para avaliação da qualidade respiratória. Por meio da coleta de sangue arterial, o gasômetro consegue detectar uma série de parâmetros para avaliar a qualidade dos gases respiratórios, permitindo identificar, de maneira mais detalhada, problemas graves em pacientes, incluindo Covid-19.

Nesta semana, após treinamento, as equipes da UPA do Marbrasa e do PPG também iniciarão aplicação de exames de prova de consumo de protrombina; TTP ativada; tempo de coagulação; tempo de sangramento Duke; retração do coágulo; contagem de plaquetas.

Para ofertar esses exames à população, a Semus está investindo, inicialmente, R$ 150 mil, utilizando recursos de emenda parlamentar destinada a esse tipo de convênio com hospitais.

“A contratação desses exames permitirá um refinamento ainda maior dos serviços que já oferecemos. A gasometria, por exemplo, é algo muito avançado, e será de grande utilidade para o atendimento aos usuários da rede municipal”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.