Precaução

Rede municipal de saúde tem ações preventivas contra coronavírus

Cartaz informativo está afixado nas unidades básicas e especializadas do município
Foto: Divulgação/PMCI

A rede pública municipal de saúde de Cachoeiro de Itapemirim está adotando medidas preventivas para evitar a propagação do coronavírus na cidade. As unidades básicas e especializadas de saúde apresentam material informativo para os usuários, e os profissionais que atuam nesses locais recebem orientações.

O material informativo, presente nas unidades, constitui-se em um cartaz que apresenta medidas preventivas a serem adotadas, como lavar frequentemente as mãos; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações; manter ambientes ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal e cozinhar bem os alimentos.

Também são destacadas medidas de atenção a casos suspeitos. Se uma pessoa tiver viajado para o exterior ou cidades brasileiras com casos confirmados da doença e apresentar, dentro de 14 dias, sintomas como febre e tosse ou dificuldade de respirar, ela deverá informar os sintomas e a viagem realizada, imediatamente, à recepção da unidade de saúde.

Além disso, as equipes das unidades receberam orientações de como atender possíveis casos da doença a partir de um fluxograma fornecido pelo Ministério da Saúde. O documento indica procedimentos a serem adotados, como manter pacientes com suspeita de coronavírus em locais isolados e informar a situação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), dentre outras medidas.

“Não há casos suspeitos de coronavírus no sul do Espírito Santo e, portanto, estamos em um momento de observação e alerta preventivo. Dada a gravidade da situação em nível mundial e a facilidade de propagação da doença, nos preparamos com antecedência, por precaução, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Orientações sobre coronavírus

Medidas preventivas:

– Lave frequentemente as mãos, com água e sabão; se não tiver, use álcool gel.

– Cubra o nariz e a boca com lenço descartável, ao tossir ou espirrar; descarte o lenço no lixo e lave as mãos.

– Evite aglomerações e ambientes fechados.

– Mantenha os ambientes ventilados.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como: talheres, pratos, copos ou garrafas.

– Cozinhe bem os alimentos, principalmente: carne, ovos leite e outros produtos de origem animal.

Atenção:

Se, após viagem para o exterior ou cidades com casos confirmados da doença, dentro de um período de até 14 dias, você apresentar febre, tosse e/ou dificuldade para respirar, informe à recepção da unidade de saúde, de onde estiver, sobre os sintomas e a viagem realizada.