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Pandemia

Rede municipal inicia ano letivo preparada para ensino híbrido

Pais estão procurando as escolas para autorizar adesão dos alunos ao novo modelo
Foto: Márcia Leal/PMCI

A rede municipal de ensino Cachoeiro deu início ao letivo de 2021, nesta quinta-feira (4), com o desafio de implantar um modelo híbrido de atendimento aos estudantes, conjugando ensino presencial e remoto.

Nas duas primeiras semanas, apenas os profissionais de educação estarão, presencialmente, nas escolas, enquanto os alunos participam das atividades pedagógicas, em casa, por meio do Portal do Aluno. O retorno às aulas presenciais será feito de forma gradual, por etapa de ensino, a partir do próximo dia 18.

Para acompanhar os trabalhos e preparativos na rede, o prefeito Victor Coelho, o vice-prefeito Ruy Guedes e a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, visitaram quatro unidades nesta quarta: “Anacleto Ramos”, no bairro Ferroviário, “Jenny Guardia”, no São Geraldo, “Galdino Theodoro da Silva”, no Jardim Itapemirim, e “Prof. Pedro Estellita Herkenhof”, no bairro Waldir Furtado de Amorim.

“A pandemia de Covid-19 nos exigiu pensar novas formas de ação e, para a educação, não seria diferente. Nossas equipes trabalharam e continuarão trabalhando para que os nossos alunos tenham o melhor ensino possível. Preparamos nossas escolas, com materiais e insumos necessários para que todos se sintam mais seguros, nessa nova etapa”, ressaltou Victor Coelho.

“Cada escola da nossa cidade organizou um planejamento estratégico fundamentado no plano de retorno às aulas que preparamos, com base nos protocolas da Secretaria de Educação do Estado. Com isso, podemos oferecer às famílias este modelo híbrido. Nossa expectativa é que haja uma adesão significativa e estamos preparados para isso”, disse a secretária Cristina Lens.

O novo modelo, implementado nas escolas, estabelece diversas medidas para garantir a segurança sanitária, dentre elas: obrigatoriedade de uso de máscara de proteção; disponibilização de materiais de higiene; controle da ocupação dos espaços físicos; mapeamento de profissionais de grupos de risco e afastamento de alunos e servidores que apresentarem sintomas gripais.

Mãe de um aluno do 7º ano da escola “Galdino Theodoro da Silva”, Cristine Gonçalves diz estar satisfeita com a organização da unidade para a volta às aulas. “Pelo que percebi, todos se prepararam bem para esse retorno. Estou me sentindo segura e acredito que meu filho também, pois sei que todas medidas preventivas que precisam ser tomadas, estão sendo”, avalia.

A gestora da escola, Áurea Regina Legora de Oliveira, explica que, embora algumas famílias ainda estejam receosas, muitas estão otimistas e optando pela forma híbrida de ensino. “É algo novo, que se fez necessário quando ainda estamos enfrentando uma pandemia. Mas nos preparamos para que os alunos estejam em segurança e tenham um ensino-aprendizagem de qualidade”, reforça.

Modelo híbrido

As aulas presenciais do modelo híbrido acontecerão com revezamento de turmas e começarão: em 18 de fevereiro, para as turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental; em 8 de março, para as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental; em 22 de março, para as turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental; em 5 de abril, para as turmas da pré-escola (Pré I e Pré II) da educação infantil; em 19 de abril, para as turmas de maternal III e IV da educação infantil; em 3 de maio, para as turmas de maternal I e II da educação infantil.

Os gestores escolares estão fazendo contato com os pais e responsáveis para a assinatura do termo de manifestação de interesse pelo retorno do ensino híbrido. A opção pelo modelo poderá ser feita a qualquer momento, durante todo o ano letivo de 2021.

Os estudantes que não estiverem em aula presencial poderão acompanhar as aulas de modo remoto, por meio de atividades postadas na plataforma Google Sala de Aula ou com material impresso, retirado na escola, para quem não possui acesso à internet. Isso valerá tanto para os que estiverem no modelo híbrido, quanto para os alunos que permanecerem em casa durante todo o ano letivo. Os planejamentos para as aulas presenciais e não presenciais serão os mesmos.