Visita

Reforma do Centro Municipal de Saúde é vistoriada por comissão da Câmara Municipal

Obras no prédio histórico estão em fase final
Foto: Márcia Leal/PMCI

A reforma do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, em Cachoeiro de Itapemirim, foi vistoriada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (15). Os trabalhos na unidade estão na fase final.

Na visita, os vereadores puderam conferir as novas instalações, acompanhados do prefeito Victor Coelho e da secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho. As melhorias incluem colocação de novo forro, substituição da cobertura, adaptação dos banheiros para possibilitar o uso pelas pessoas com deficiência, reparos nas instalações hidrossanitárias e melhorias na área dos laboratórios.

Também estão contemplados, nas intervenções, recursos de acessibilidade adicionais, como instalação de rampas e utilização de duas cadeiras especiais para transporte de pacientes de um pavimento a outro. Atualmente, estão em andamento a pintura interna e externa, os reparos nas janelas e, ainda, o serviço de recuperação do muro da policlínica.

A reforma do Bolívar de Abreu está orçada em mais de R$ 1 milhão. O investimento tem recursos do Ministério da Saúde e do município. A conclusão da obra está prevista para agosto, mas os serviços que precisaram ser transferidos para outras unidades por causa das intervenções deverão ser retomados, gradativamente, a partir dos próximos dias.

“Nós viemos aqui para verificar como anda toda a estrutura do Centro Municipal de Saúde e observamos que a reforma tem um caráter estruturante muito bom. É importante esse investimento para a saúde de Cachoeiro de Itapemirim, porque é um prédio antigo e muito importante para a área de saúde da cidade, que está sendo restaurado”, afirmou o vereador Delandi Macedo, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

“Estamos reformando um prédio de 1950, o que demanda atenção especial a uma série de detalhes. Ainda assim, mantemos os atendimentos, dentro das possibilidades. Muito em breve, a população terá um equipamento de saúde ainda mais preparado”, explicou a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

“A reforma é complexa e foi retomada após alguns anos de paralisação. O Bolívar de Abreu está recebendo instalações modernas, mas com as características históricas preservadas, um ganho enorme em termos de saúde pública e, adicionalmente, de preservação do patrimônio do município”, completou o prefeito Victor Coelho.

Serviços em funcionamento

Atualmente, os serviços disponíveis por agendamento são: consultas de cardiologia, psiquiatria, pré-natal de alto risco, pré-natal de risco habitual, ultrassonografia e exame de sangue de gestante.

Os atendimentos para teste do pezinho acontecem das 8h às 11h, sem necessidade de marcação.

Também podem ser acessados, sem agendamento prévio, das 7h às 16h, os serviços de entrega de resultados de raio x, confecção de cartão do SUS e exames de dengue e de chikungunya.