Prevenção

Regiões atingidas por enchente terão vacinação contra hepatite A

Ação preventiva começa nesta sexta-feira (31), pelo distrito de Pacotuba
Foto: Márcia Leal/PMCI

Comunidades de Cachoeiro atingidas pela enchente do último fim de semana receberão ação especial de vacinação contra hepatite A, doença transmitida por meio de água e alimentos contaminados.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia o atendimento por Pacotuba, nesta sexta-feira (31). Será das 7h às 16h, na unidade básica de saúde do distrito.

Na próxima semana, serão atendidos, nas unidades de saúde ou pontos de apoio locais, os moradores dos distritos de Coutinho e Conduru e das localidades de Monte Verde e Cachoeira Alta, no distrito de São Vicente.

O público-alvo dessa ação emergencial é a população acima de 7 anos de idade residente nas áreas afetadas. Crianças de 5 a 7 anos ainda não imunizadas também serão contempladas.

Mulheres que estão amamentando e as grávidas não devem tomar a vacina sem orientações médicas. A dose também é contraindicada para as pessoas que apresentarem histórico de reação alérgica a algum dos componentes da vacina.

“É muito importante que os munícipes atingidos pelas inundações compareçam à vacinação. É uma ação de prevenção e precisamos tomar todos os cuidados necessários para superar essa situação tão difícil”, salienta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Nos próximos dias, a Semus divulgará os bairros da cidade que serão abrangidas pela ação de vacinação contra hepatite A.

Outras medidas preventivas

O vírus da hepatite A é adquirido por via oral por meio da água ou de alimentos contaminados. Ele agride diretamente o fígado e causa uma doença aguda. Além da vacina, outras medidas simples auxiliam na prevenção, como: lavagem adequada das mãos, antes e após as refeições, de frutas, legumes e hortaliças antes do consumo; e ingestão de água potável de boa qualidade ou água filtrada e fervida.

Últimas notícias