Portal do Aluno

Rematrículas na rede municipal de ensino podem ser solicitadas on-line

Responsáveis por estudantes de escolas municipais podem usar o Portal do Aluno para reservar vaga

Os responsáveis por alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim poderão fazer a solicitação de rematrículas pela internet. O novo serviço é uma das facilidades oferecidas pelo Portal do Aluno, recém-lançado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O prazo para fazer a solicitação on-line será aberto nesta quinta-feira (14) e vai até o próximo dia 20. O endereço do Portal do Aluno é: prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno.

“Acreditamos que, com esse recurso, a vida dos pais e responsáveis será facilitada. É uma inovação e estamos felizes por disponibilizá-la para a população. O Portal do Aluno é uma ferramenta que está preparada para receber essas demandas”, avalia a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

De acordo com a Seme, embora o procedimento on-line reserve a vaga do aluno na escola em que ele já estuda, os responsáveis deverão comparecer à unidade, no período de 19 a 22 de novembro, para atualizar os dados cadastrais do estudante e entregar os documentos necessários, efetivando, assim, a rematrícula.

Na secretaria da escola, será preciso apresentar cópias atualizadas de: cartão de vacina, CPF dos pais ou responsáveis e do estudante, comprovante de residência (conta de energia) e, no caso de crianças com necessidades educacionais especiais, um laudo médico atualizado. O atendimento será realizado das 7h às 17h.

A família que não deseje realizar a rematrícula deverá preencher a declaração de desistência da vaga, esclarecendo o não interesse de que o estudante permaneça na unidade de ensino atual, conforme Portaria Nº 1.510/2019, que regulamenta o processo da rede municipal de ensino.

Matrículas novas

O período de rematrículas abre o processo de preenchimento de vagas na rede municipal de educação para o ano letivo de 2020. Em seguida, terá início a fase de matrículas novas, para alunos de outras redes que queiram ingressar em escolas municipais.

Também será possível fazer a solicitação de matrículas novas pelo Portal do Aluno, no período de 2 a 8 de dezembro. Depois, entre os dias 11 a 13 de dezembro, os pais deverão procurar as secretarias das unidades escolares escolhidas para a efetivação da matrícula.

Para isso, será necessário apresentar a declaração escolar da última unidade em que o aluno estudava, contendo a série a ser cursada em 2020. Além disso, também terão de ser entregues cópias atualizadas de: cartão de vacina, CPF dos pais ou responsáveis e do estudante, comprovante de residência (conta de energia) e laudo médico atualizado, no caso de crianças com necessidades especiais.