Veja a lista

Remédios gratuitos para hipertensão, asma e diabetes em 43 farmácias de Cachoeiro

Em Cachoeiro, 43 farmácias são credenciadas ao programa federal Farmácia Popular do Brasil, o que garante aos moradores do município a possibilidade de retirar nelas, gratuitamente, diversos medicamentos indicados para tratamento de hipertensão, asma e diabetes.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ressalta que o programa é fundamental para facilitar e descentralizar o acesso a esses remédios. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem a iniciativa ou não sabem quais são as farmácias cadastradas – embora elas costumem ter, na entrada, placas ou adesivos com os dizeres “Aqui tem Farmácia Popular”.

“Em função desse desconhecimento, muitos munícipes acabam sempre procurando a Farmácia Municipal, no centro da cidade, para fazer a retirada desses medicamentos, sendo que poderiam fazer isso nas farmácias credenciadas da região em que moram, de forma mais cômoda, sem precisar percorrer grandes distâncias e até economizando com transporte”, destaca o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Ainda de acordo com o secretário, a descentralização da dispensação desses remédios ganha ainda mais importância em razão da pandemia. “Além de contribuir para evitarmos um fluxo grande de pessoas e risco de aglomerações na Farmácia Municipal, isso reduz a necessidade de deslocamentos das pessoas pela cidade”, avalia.

De acordo com a Semus, como 43 farmácias fazem a dispensação gratuita de medicamentos para hipertensão, asma e diabetes (veja lista abaixo), a Farmácia Municipal deixará de dispensar 18 deles a partir de julho.

“Essa medida é necessária para desafogarmos a demanda da Farmácia Municipal, principalmente, nesse período pandêmico. Antes disso, vamos intensificar a divulgação do programa Farmácia Popular e dessa ampla rede de farmácias conveniadas”, afirma Alex Wingler.

Documentos

Para utilizar o programa Farmácia Popular, é preciso apresentar ao estabelecimento credenciado receita ou laudo médico, documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade em que conste o número de CPF.

Veja as farmácias de Cachoeiro cadastradas no programa Farmácia Popular do Brasil

Confira a lista de remédios para hipertensão, asma e diabetes com dispensação gratuita pelo programa Farmácia Popular:

Hipertensão:

– ATENOLOL 25 mg