Interior fortalecido

Renovação de estradas e investimentos na agricultura familiar avançaram em 2022

Mais de 30 quilômetros de estradas receberam pavimentação com Revsol neste ano
Foto: Divulgação/PMCI

Neste ano, a Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), seguiu realizando melhorias no interior do município.

Com a pavimentação utilizando Revsol, foi possível recuperar mais de 30 quilômetros de estradas rurais, melhorando as condições de tráfego para fomentar o agroturismo, contribuir com o escoamento da produção agrícola e facilitar o acesso às escolas do interior.

Neste ano, receberam a melhoria localidades dos bairros Central Parque e Aeroporto; distritos do Córrego do Óleo; São Joaquim, Córrego do Brás; Gruta; Soturno; São Joaquim; Burarama; São Vicente; Pacotuba; Itaoca; Tijuca; Córrego dos Monos e Serra do Piroti – locais onde o serviço ainda está sendo executado.

Além disso, a Semag realizou a pavimentação de 29000 m² do Parque de Exposição do Aeroporto para a realização da edição 2022 da Cachoeiro Stone Fair.

O Revsol é um material residual da produção de aço doado ao município pelo governo estadual. Sua aplicação é uma solução sustentável, de boa durabilidade e de baixo custo para melhoria das condições das estradas.

Em 2021, foi inaugurado, em Cachoeiro, um centro regional de distribuição do material, o que aumentou sua disponibilidade para a região.

Programa Hora Máquina

Além de atuar na melhoria de estradas, neste ano, a Semag também proporcionou mais de 400 horas de máquinas e 49 fretes a agricultores para realização de serviços em suas propriedades, por meio do programa Hora Máquina. Ao todo, 84 produtores foram beneficiados.

Garantido por lei, o benefício tem ajudado os agricultores a reduzirem custos de produção, por meio de aluguel de maquinários como tratores agrícolas, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, patrol e caminhões, por preços mais acessíveis.

Ticket-feira

Outro importante impulsionamento na agricultura familiar foi o ticket-feira, oferecido pela Prefeitura de Cachoeiro a aproximadamente 2 mil servidores municipais.

O programa, que neste ano teve investimento de quase R$1,6 milhão, viabiliza um valor para utilização exclusiva na feira da agricultura familiar, realizada, semanalmente.

O intuito, além de impulsionar as vendas dos comerciantes do interior do município, é proporcionar, aos servidores, uma alimentação mais saudável e a oportunidade de adquirir os alimentos diretamente dos produtores, com um preço mais atraente.

“Tivemos grandes avanços na melhoria das estradas rurais, ao passo em que investimos na agricultura familiar, gerando renda e mais oportunidades aos produtores do campo”, destaca Paulo Miranda, secretário municipal de Agricultura de Cachoeiro.

“É importante que o poder público seja um parceiro das famílias do campo, em ações que ajudem a melhorar a qualidade da produção rural e fomentar o desenvolvimento do interior. Além disso, é uma forma de manter aquecida a economia regional, visto que o agro é um importante setor produtivo tanto para Cachoeiro, como para o estado como um todo”, avalia o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.