Repasse de quase R$ 2 milhões para manutenção e melhorias em escolas municipais

Unidades poderão usar verba para compra de materiais de consumo e reparos nas instalações físicas

Por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim vai repassar R$ 1.988.480,00 para as unidades da rede municipal de ensino.

São recursos que devem ser usados para despesas de custeio – desde a aquisição de bens e materiais de consumo, como giz, papel e produtos de limpeza, até serviços de manutenção, como pintura do prédio, jardinagem e reparo nas instalações elétricas e hidráulicas – e para despesas de capital – compra de computadores, bebedouros, mobiliário, ventiladores, projetor de slides e outros equipamentos.

O dinheiro será transferido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) em duas parcelas: a primeira até o fim deste mês e a segunda até o fim de agosto. As unidades de ensino vão receber R$ 80 por aluno, sendo esse valor dobrado para as que ofertam educação integral.

Antes de usar os recursos, as escolas devem apresentar à Seme um plano de aplicação. “O programa dá autonomia à gestão da unidade, que, em diálogo com o Conselho Comunitário Escolar, define de que modo essa verba deve ser usada para atender as reais necessidades e prioridades da comunidade escolar”, explica a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.