Exemplo

Representantes de entidades visitam escolas de tempo integral de Cachoeiro

Visita foi realizada nesta semana em unidade do Zumbi; outras delegações também virão a Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

O projeto de educação de tempo integral, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro, está atraindo o interesse de outras organizações capixabas. Nesta semana, representantes de entidades empresariais visitaram a escola municipal “Julieta Deps Tallon”, no bairro Zumbi.

Participaram da visita: Sergio Mileipe, diretor da Samarco e integrante da diretoria do grupo ES em Ação; Débora Macedo e Lara Ghiotto, também integrantes do ES em Ação; Bruno Passoni, diretor da Rede Gazeta; e José Bessa Barros, presidente do Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo (Messes).

Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar atividades e conhecer propostas pedagógicas da metodologia de tempo integral. Também puderam conhecer espaços físicos da unidade, incluindo os que foram criados a partir da implantação da Escola da Escolha, como a brinquedoteca e o ateliê criativo.

Nas próximas semanas, unidades de ensino de tempo integral de Cachoeiro receberão, também, visita de delegações de Linhares e Aracruz.

“A educação de tempo integral considera o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes nas dimensões cognitivas, sociais e emocionais, em consonância com a Meta 6 do Plano Municipal de Educação. O planejamento e as diversas atividades curriculares e extracurriculares são interessantes para nossos estudantes, provocando motivação e compromisso em aproveitar, ao máximo, tudo o que o período integral na escola oferece”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Mais de 850 alunos atendidos

Atualmente, Cachoeiro conta com quatro escolas municipais de tempo integral: “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva. As quatro unidades têm, ao todo, 856 alunos matriculados.

No modelo do Escola da Escolha, os estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30, e têm a oportunidade de aprender com matérias do currículo convencional e com disciplinas eletivas, centradas no protagonismo e no projeto de vida dos alunos. As atividades acontecem tanto na sala de aula, quanto em espaços como ateliê criativo, brinquedoteca e biblioteca.

Expansão da educação de tempo integral

A implantação do modelo de Escola da Escolha na rede municipal de Cachoeiro é acompanhada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade idealizadora da metodologia. Com a adesão a essa modalidade, o município busca a expansão e qualificação da oferta de educação de tempo integral na rede municipal, prevista no Plano Municipal de Educação (PME).