Restauro do Palácio Bernardino Monteiro é tema de reunião

Revitalização do prédio histórico tem sido tema de reuniões de trabalho entre prefeitura e governo estadual

Nesta sexta-feira (2), o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, receberam o secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha.

A pauta do encontro, do qual também participou o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alex da Vitória, e o subsecretário de Gestão e Administração da Secretaria de Estado da Cultura, Pedro Virgolino, foi o restauro do Palácio Bernardino Monteiro, sede da prefeitura.

O projeto de revitalização do prédio histórico tem sido tema de reuniões de trabalho, nos últimos meses.

“Esse restauro cria a expectativa de um novo espaço para a cultura em nossa cidade. Esperamos que tudo possa se concretizar o quanto antes, para que as ações culturais possam ser ainda mais valorizadas”, resume Fernanda.

“Nossa intenção comum é transformar o Palácio em um equipamento de referência em cultura e economia criativa não só para Cachoeiro, mas para toda a região sul, tendo como norteador o desenvolvimento regional e o compromisso da Secult em proteger e preservar os bens tombados de todo o nosso território capixaba”, esclarece Noronha.

Sobre o edifício

O edifício foi inaugurado em 1912, para abrigar o Grupo Escolar Bernardino Monteiro, um dos estabelecimentos de ensino mais importantes na história do Espírito Santo. A arquitetura escolhida reproduz, propositalmente, um palacete, como forma de valorização da educação.

Hoje o imóvel, que foi tombado em 1985, abriga o gabinete do prefeito e três secretarias municipais, além da Sala Levino Fanzeres, que recebe exposições de arte, e o Arquivo Público Municipal “Evandro Moreira”.