2.764 alunos

Retorno: ensino híbrido nas escolas municipais teve adesão de quase 70%

Volta das atividades presenciais ocorreu na quarta-feira (12), com estudantes de 4º e 5º ano
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim, 2.764 alunos de 4º e 5º ano – 68% dos 4.059 matriculados nessas séries – aderiram ao ensino híbrido, modelo em que o estudante alterna uma semana com atividades presenciais, outra em casa.

O retorno às atividades no modelo híbrido ocorreu na última quarta-feira (12), após autorização do governo estadual para o funcionamento de escolas de Ensino Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (até o 5º ano) em municípios com risco baixo, moderado e alto.

A Portaria Conjunta Sedu/Sesa nº 01-R, de 8 de agosto de 2020, preconiza que o retorno às atividades educacionais presenciais deverá ocorrer de forma gradual, em etapas e com revezamento. Com isso, o retorno acontece da seguinte forma:

– Em 12 de maio, para as turmas de 4º e 5º ano (Grupo 1).

– Em 17 de maio, para as turmas de 4º e 5º ano (Grupo 2).

– Em 24 de maio, para as turmas de 1º ao 3º ano (Grupo 1).

– Em 31 de maio, para as turmas de 1º ao 3º ano (Grupo 2).

– Em 07 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 1).

– Em 14 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 2).

– Em 21 de junho, para as turmas de Maternal III e IV (Grupo 1).

– Em 30 de junho, para as turmas de maternal III e IV (Grupo 2).

– Em 5 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 1).

– Em 19 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 2).

A retomada é feita com 50% de ocupação máxima nas salas de aula, de acordo com o que determina o governo estadual. No revezamento dos alunos, os que não estiverem em aula presencial poderão acompanhar as aulas de modo remoto, por meio de atividades postadas na plataforma Google Sala de Aula, ou de material impresso, retirado na escola, para os que não possuem acesso à internet.

A adesão ao modelo híbrido não é obrigatória. Estudantes poderão continuar apenas com o ensino remoto, de acordo com a vontade de pais e responsáveis. Os planejamentos para as aulas presenciais e não presenciais são os mesmos.

Por isso, os pais e responsáveis que aceitam o modelo híbrido devem assinar termos de adesão, semanalmente. Mesmo quem não aderir inicialmente poderá fazê-lo depois, e o inverso vale para quem aderir – ou seja, poderá deixar o ensino híbrido.

“A alta adesão mostra a importância das atividades presenciais no processo de ensino e aprendizagem. Estamos vivendo um período extremamente desafiador, e nos esforçamos ao máximo para garantir ensino de qualidade aos nossos estudantes, seja em casa ou nas escolas”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Medidas de segurança

As medidas de segurança contra a Covid-19 nas unidades de ensino contra a Covid-19 estão sendo reforçadas nesse retorno às atividades presenciais. Para isso, materiais higiênicos como frascos de álcool gel, termômetros infravermelhos e tapetes sanitizantes estão presentes em todas as escolas. Também é adotado um controle mais rígido de ocupação dos espaços, para evitar aglomerações e contato direto entre estudantes.

Além disso, as unidades de ensino devem priorizar atividades em áreas externas, com espaços amplos e arejados; adotar cuidados quanto ao uso de brinquedos; garantir medidas que respondam às necessidades dos estudantes público-alvo da educação especial; escalonar os horários para intervalos e refeições, além de adoção medidas de higiene pessoal e de boas práticas para preparação, armazenamento e distribuição dos alimentos pelas manipuladoras de alimentos; dentre outras ações.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) reforça que as unidades de ensino mantém o cadastro atualizado dos contatos de emergência dos estudantes e servidores, e orienta que não se façam presentes nas unidades de ensino se apresentarem sintomas de síndrome gripal e/ou estejam em investigação para Covid-19.

Estudantes de 6º ao 9º ano

Enquanto o município for classificado em risco alto para a Covid-19 os estudantes de 6º ao 9º ano do ensino fundamental permanecerão com atividades remotas, através da plataforma Google Sala de Aula. A ferramenta permite uma interação mais consistente entre professor e aluno, o que contribui para minimizar os impactos da ausência do ambiente escolar, nos períodos de suspensão das aulas presenciais.

No caso de estudantes que não possuem acesso à internet, os pais e responsáveis podem entrar em contato com as escolas para retirar o material impresso diretamente nas unidades.