Retrospectiva: as principais ações da prefeitura de Cachoeiro em maio

Trecho da avenida Santos Neves começou a ser ampliado

No mês de maio, importantes investimentos foram anunciados pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Para levar água tratada a comunidades distantes de sua sede, o município investirá R$ 2,4 milhões em obras de extensão da rede de distribuição. E no bairro Zumbi, será construída uma nova unidade básica de saúde, de porte III, a maior da região sul capixaba, orçada em R$ 3,5 milhões.

Obras e melhorias

Na avenida Jones dos Santos Neves, foram iniciadas obras para melhorias no trecho que vai da rotatória do BNH – também conhecida como Bolo de Noiva – ao acesso ao bairro São Lucas.

Em Itaoca, as obras de urbanização entraram na fase de asfaltamento da rua Roque Paschoal. Melhorias em infraestrutura também avançaram em outro distrito, o de Conduru.

O trabalho de reparo de vias asfaltadas da cidade ganhou um aliado de peso: um caminhão que dispõe de múltiplas ferramentas para realização mais eficiente do serviço.

Um dos espaços mais tradicionais da cidade, a Praça de Fátima, no Centro, começou a receber serviços de revitalização e passou a contar com novo playground. Além disso, canteiros em mais três regiões foram contemplados com tratamento paisagístico e o bairro Agostinho Simonato ganhou uma quadra praticamente nova.

Economia

Para impulsionar a economia local e a geração de empregos, o prefeito Victor Coelho sancionou uma lei de incentivos fiscais para empresas.

Outra frente de estímulo ao empreendedorismo é a estruturação da nova Sala do Empreendedor, que vai ampliar a oferta de serviços a quem empreende no município.

O apoio ao artesanato, como atividade geradora de trabalho e renda, foi ampliado com a realização de uma edição especial da Feira do Artesão dedicada ao Dia das Mães e com a oferta de oficinas de Artesanato Competitivo aos profissionais do setor.

Saúde

Na área de saúde, foram destaques o início do agendamento online para consultas ginecológicas em unidades básicas, a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), a mudança de local da Farmácia Central para local mais amplo e acessível, a cobertura de 100% do público-alvo da campanha de vacinação contra gripe e o Dia D de combate à dengue, que mobilizou 11 bairros e um distrito contra o mosquito.

Mobilidade

O município avançou na implantação do novo Estacionamento Rotativo, que contará com parquímetros e sistema digital.

Boa notícia também para os moradores de Conduru, que agora pagam o mesmo valor da tarifa urbana na linha do transporte coletivo que atende ao distrito.

O mês foi de conscientização para um trânsito mais seguro, com as ações do movimento Maio Amarelo, e teve reforço na sinalização viária na Linha Vermelha e o bairro Independência.

Educação

Na área da educação, o mês foi marcado pelos preparativos para início das atividades de robótica em escolas municipais e pelo início do curso Pré-Ifes, que prepara estudantes da rede municipal para a prova de ingresso no instituto federal.

Esporte

Na área de esporte, maio trouxe novidades. Foi lançado o aplicativo de celular Nosso Esporte Cachoeiro, inaugurado o primeiro Centro de Treinamento de Esportes de Areia do município e aberta a inscrição do programa Bolsa Atleta Cachoeiro. Também teve a inédita Corrida de Santa Rita, em Conduru, e o lançamento da 41ª Corrida de São Pedro, que será realizada no próximo dia 22.

Interior

De olho no agroturismo, a prefeitura levou serviços de manutenção e melhoramentos a estradas rurais em regiões turísticas de Cachoeiro e capacitou produtores rurais para formação do circuito de Turismo Rural. Também buscou parceria com o governo estadual para novos investimentos no interior.

Cultura e tradição

Para incentivo e apoio a projetos culturais, foi lançado o edital de 2019 da Lei Rubem Braga. Outro fato relevante para a cultura cachoeirense foi a reativação do Instituto Histórico e Geográfico do município.

A eleição do Cachoeirense Ausente nº1 e a criação da honraria Cachoeirense In Memoriam aqueceram a cidade para os festejos deste mês.

Segurança

A Guarda Civil Municipal recebeu novos equipamentos para desempenho de seus serviços e o projeto Guarda Mirim abriu um núcleo no distrito de Itaoca.

Servidor

Para o servidor municipal, o mês de maio foi de novas conquistas: reajuste do auxílio-alimentação para efetivos e a inédita concessão do benefício a agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

Social

Na área de desenvolvimento social, tiveram destaque a posse e o início das atividades do Conselho Municipal de Direitos Humanos, bem como a inscrição de candidatos para eleição dos Conselhos Tutelares, órgãos cujos serviços receberam um reforço com a chegada de um novo veículo