Até quinta-feira (13)

Reuniões virtuais debatem planos para saneamento em Cachoeiro

Primeira reunião foi focada em abastecimento de água e esgotamento sanitário
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta terça-feira (11), foi realizada a primeira reunião virtual do segundo encontro técnico participativo sobre a revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Cachoeiro. Outras duas reuniões serão realizadas nesta quarta (12) e quinta-feira (13), sempre às 19h, no canal youtube.com/LagesaUfes.

O evento é realizado pelo Laboratório de Gestão de Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa – Ufes), contratado para construção dos planos. Na primeira reunião, o Lagesa apresentou informações sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário. Nesta quarta-feira, serão abordadas questões sobre limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e na quinta-feira, sobre gestão institucional.

Durante as apresentações, os participantes podem interagir pelo chat ao vivo. Também está sendo disponibilizado um formulário on-line (clique aqui) para que a população, após o encontro, avalie o evento e dê suas contribuições.

O trabalho de revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos teve início no final de 2019, e deverá ser concluído até junho deste ano. Já foram realizadas as fases de planos de trabalho e mobilização social e de diagnóstico; atualmente, o trabalho é focado em estudos especiais e prognóstico.

Dentre as ações que estão sendo traçadas estão: a universalização dos serviços de saneamento nas áreas urbanas e rurais; extinção das redes mistas (drenagem e esgoto); criação do Fundo Municipal de Saneamento; implementação da coleta seletiva porta a porta e instalação de Pontos de Entrega Voluntária de resíduos recicláveis; criação de rede de recolhimento de óleo vegetal; programa de educação ambiental permanente e formação de novas associações de catadores de recicláveis.

Todos os documentos e relatórios gerados até o momento estão disponíveis para consulta pública no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), na área da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“A população interagiu bastante neste primeiro encontro, fazendo vários questionamentos, e o Lagesa apresentou suas respostas. Todo o trabalho tem sido conduzido com ampla participação social, o que é muito importante para a realização desses planos e evolução das ações na área. Reforçamos o convite para que todos participem e deem suas contribuições”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

A gravação da primeira reunião do evento também pode ser conferida em youtube.com/LagesaUfes.