Plano Diretor

Revisão do PDM conclui segunda fase com audiência sobre diagnóstico municipal

Foram apresentados estudos e dados relacionados a economia, ocupação e uso do solo e gestão do território em Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

O diagnóstico municipal que vai embasar a revisão do Plano Diretor (PDM) de Cachoeiro de Itapemirim foi apresentado em audiência pública realizada pela Prefeitura, na noite desta quarta-feira (19), no plenário da Câmara de Vereadores.

Representantes da consultoria Latus, contratada para conduzir o processo em conjunto com técnicos municipais, exibiram estudos e dados de Cachoeiro relacionados a economia, ocupação territorial, uso do solo e gestão do território.

Também foi apresentada uma síntese da participação social nessa fase de diagnóstico e das contribuições coletadas nas reuniões comunitárias e setoriais – realizadas nas diferentes regiões do município, inclusive no interior – e na área do PDM no site da Prefeitura. Indicações relacionadas a mobilidade, acessibilidade, meio ambiente, saneamento e infraestrutura figuraram entre as mais numerosas.

A apresentação foi concluída com um apontamento dos principais desafios a serem tratados na próxima etapa do processo de revisão do plano, quando começam a ser traçadas as estratégias para que a lei, que regerá o desenvolvimento e a expansão do município pelo período de dez anos, contemple essas questões.

Em seguida, o público presente pôde fazer suas considerações e registrar novas sugestões e colaborações.

“Estamos conduzindo o trabalho de atualização do PDM de modo muito transparente, primando pela participação e envolvimento da sociedade. Avaliamos que essa segunda fase do processo foi concluída com êxito. Em janeiro, daremos início à etapa de formulação de estratégias e consolidação de propostas, que também contará com audiência pública”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri, acrescentando que o novo PDM deve ficar pronto até junho de 2020.

Todas as etapas da revisão do PDM de Cachoeiro estão documentadas e podem ser acompanhadas no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), na área do Espaço plano Diretor (com acesso pelo banner na página principal).