Revitalização de praça destaca antigo viradouro ferroviário

O espaço contemplado fica próximo ao Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação)

Dentre as melhorias que estão sendo feitas pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio de equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo), na revitalização da praça Visconde de Matosinhos, uma, em especial, chama a atenção dos moradores por aludir à memória da atividade ferroviária no município.

Localizado nas imediações do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), na região central da cidade, o espaço público está ganhando uma área de paisagismo inspirada no viradouro da antiga ferrovia aterrado no local.

O projeto é assinado pela arquiteta Juçara Peixoto, da Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac).

“É uma valorização paisagística com foco no resgate histórico. Para tanto, vamos usar os elementos que temos: a estrutura metálica que recebia as locomotivas e que possui o trilho, o próprio trilho e dormentes. Vamos, também, deixar à vista a parte superior do ‘bowl’, que é um tipo de bacia, onde essa estrutura girava”, explica ela.

A arquiteta também esclarece que, para destacar até onde ia a estrutura original, está sendo refeito o desenho no piso, ressaltando a pavimentação com a utilização de paralelepípedos.

“Assim, diferenciamos do asfalto existente, sem, contudo, impedir o tráfego dos veículos por cima da área”, acrescenta Juçara, ao frisar, ainda, que o carrinho ferroviário que está no local será requalificado aos poucos, por se tratar de um trabalho mais minucioso.

A revitalização da praça Visconde de Matosinhos também inclui construção de calçada, obra já conclusa, paisagismo com plantas e outros elementos ornamentais, melhorias na iluminação e um ponto de apoio para órgãos de segurança e serviços de emergência. O término das obras está previsto para 30 dias.