Risco moderado: medidas sanitárias contra Covid-19 precisam ser mantidas

Uso de máscara, higienização e distanciamento social devem ser reforçados
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim retornou, no último sábado (18), ao grau de risco “moderado” para Covid-19, o que permite implementar medidas menos restritivas no funcionamento das atividades econômicas. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta para a necessidade de manter as ações de prevenção.

Os moradores só devem sair de casa quando, realmente, necessário. Caso haja necessidade de deixar a residência, o uso da máscara é obrigatório. É importante, ainda, fazer a higienização das mãos, sempre que possível, e manter distanciamento mínimo de outras pessoas.

Estabelecimentos comerciais devem continuar limitando o número de clientes dentro do ambiente, além de oferecer opções de higienização, como álcool em gel, e afixar cartazes na porta informando sobre as medidas restritivas implementadas.

Se apresentar sintomas de Covid-19, entre em contato com a Ouvidoria do SUS e, se precisar de atendimento, busque, primeiramente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É fundamental manter o isolamento social – quem estiver infectado ou com suspeita da doença e abandonar o isolamento estará sujeito a responder penalmente pelo ato.

“Voltar para o grau de risco ‘moderado’ é uma conquista importante, mas ainda estamos longe de uma situação normal do ponto de vista epidemiológico. Por isso, é fundamental que a população continue adotando todas as medidas preventivas”, reforça a secretária municipal de saúde, Luciara Botelho.

“Cachoeiro, infelizmente, continua como um dos municípios capixabas com pior índice de isolamento social. Por isso, mais do que nunca, é preciso que a população tome consciência de suas responsabilidades. Do contrário, todo esforço que fizemos até aqui poderá não surtir o efeito desejado e a crise se prolongará ainda mais”, completa o prefeito Victor Coelho.

Para mais informações sobre a situação da pandemia em Cachoeiro, acesse o site cachoeiro.es.gov.br/covid19.