Ronda de Apoio à Família promove caminhada

No último sábado (4), a Ronda de Apoio à Família (Rafa) da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim promoveu sua terceira caminhada com mulheres assistidas pelo projeto e, também, com pessoas que atuam como voluntárias na iniciativa.

O local da atividade, desta vez, foi o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo. A primeira caminhada, em 2017, aconteceu na Floresta Nacional de Pacotuba (em parceria com a Polícia Ambiental e a concessionária BRK Ambiental); e a segunda, em 2018, a pedra do Frade e a Freira.

Criada em 2017, a Ronda de Apoio à Família atua na proteção ao público feminino em Cachoeiro, por meio de visitas tranquilizadoras a vítimas de violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha. Atividades de integração com as mulheres assistidas, como passeios e palestras, também são desenvolvidas pela iniciativa.

A Rafa trabalha em parceria com forças de segurança locais, o Poder Judiciário, a Delegacia de Atendimento à Mulher, a Defensoria Pública e as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (Semus).