Nas escolas municipais

Ronda de Prevenção Escolar reforça orientações sobre combate à covid-19

A nova ação foi iniciada nesta terça (9), na escola "Anísio Vieira de Almeida Ramos"
Foto: Divulgação/PMCI

Além de levar mais segurança ao entorno das escolas municipais de Cachoeiro, a Ronda de Prevenção Escolar (Rope), da Guarda Civil Municipal (GCM), está contribuindo para orientar os estudantes sobre a importância de se manter as medidas preventivas contra a Covid-19 também fora das unidades de ensino.

A nova ação, que foi iniciada nesta terça-feira (9), na visita que os agentes da Rope fizeram à escola “Anísio Vieira de Almeida Ramos”, no bairro Vila Rica, conta com a participação de jovens monitores do projeto Guarda Mirim, desenvolvido pela GCM.

Na entrada das unidades, os estudantes recebem material informativo sobre os cuidados preventivos, sintomas da doença e os serviços de saúde do município em que se deve buscar atendimento, em casos suspeitos. Os panfletos também informam sobre Disk Aglomeração (telefone 153, para denúncia de descumprimento de regras estabelecidas para enfrentamento da pandemia) e o site da Prefeitura de Cachoeiro, para mais informações.

Nesta quarta (10), a equipe visitará a escola “Prof. Florisbelo Neves”, no Novo Parque. Já na quinta (11), o trabalho será realizado em Soturno. O trabalho será realizado, também, em escolas que ainda não retomaram as aulas presenciais, com os gestores e educadores das instituições.

“Incorporamos essa ação à rotina da Rope como forma de contribuir com o enfrentamento da pandemia. Aproveitamos nossa presença nas escolas, que tem como principais finalidades aumentar a segurança da comunidade escolar e tranquilizar os pais dos alunos, para, também, orientar crianças e jovens a não relaxarem com os cuidados sanitários fora do ambiente escolar”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daroz.

Rope
O foco da Ronda de Prevenção Escolar (Rope) é a segurança. Com esse objetivo, guardas civis visitam as escolas municipais nos horários de entrada e saída dos alunos, para garantir mais tranquilidade à comunidade escolar.

As escolas são contempladas com visitas semanais, de acordo com uma divisão feita pela Guarda Civil Municipal (GCM). Caso necessário, os gestores também podem acionar a equipe se precisarem de presença dos guardas ao redor das instituições.

Outras atividades também fazem parte do trabalho da Rope, como palestras e interações lúdicas com os alunos de todas as etapas de ensino, com foco em temas como respeito e disciplina.