Obrigatória

Sala do Empreendedor alerta para fim do prazo da declaração anual de MEI

No espaço, o MEI conta com ajuda para cumprir essa obrigação
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os microempreendedores individuais (MEIs) de Cachoeiro precisam ficar atentos ao prazo de entrega da declaração anual do MEI, referente a 2020. Obrigatória, ela pode ser feita até o dia 31 de maio.

A Sala do Empreendedor está à disposição para ajudar no envio da declaração, gratuitamente, e funciona das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, no segundo piso do Shopping Cachoeiro.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), responsável pela gestão da Sala, alerta que, se a declaração for enviada após o prazo, o empreendedor pagará uma multa de até 20% do valor dos tributos declarados.

Para realizar a declaração, os microempreendedores precisam levar o comprovante do CNPJ e informar o total de sua receita anual do ano anterior, além de apresentar um documento com foto.

Segundo a Receita Federal, Cachoeiro de Itapemirim possui mais de 13 mil MEIs. Até esta segunda-feira (17), a Sala do Empreendedor já atendeu mais de mil empreendedores para envio da declaração.

É importante ressaltar que, em 2020, o limite de faturamento anual do MEI foi de R$81 mil. Apesar disso, o contribuinte precisa saber que este valor será calculado de maneira proporcional aos meses em que a empresa esteve aberta. A receita da atividade da empresa deve ser referente à pessoa jurídica.

“É de fundamental importância que o MEI faça a declaração anual dentro do prazo estipulado pela Receita Federal, para evitar multa por parte do órgão e até mesmo ter sua inscrição no CNPJ suspenso ou cancelado. Damos todo o suporte para que isso não aconteça e para que o empreendedor não deixe de cumprir com a sua obrigação, facilitando, assim, a sua manutenção e fortalecendo esta tão importante atividade para o desenvolvimento social e econômico”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor auxilia na formalização de novos microempreendedores individuais (MEI), nas declarações de documentos dos pequenos empresários, nos procedimentos de acesso a programas de microcrédito e na divulgação de informações sobre empreendedorismo.

Para tirar dúvidas e evitar aglomerações no local, os empreendedores têm a opção de entrar em contato com o espaço por meio do telefone (28) 3155-5292.