A partir das 7h

Samu 192 entrará em operação em Cachoeiro nesta segunda-feira (29)

Serão três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado
Foto: Márcia Leal/PMCI

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) entrará em operação, em Cachoeiro, na segunda-feira (29), a partir das 7h. A base fica no bairro Baiminas, junto à Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), conta com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado e atenderá, também, outras cidades da região.

O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas. Sendo assim, as ambulâncias funcionam como unidades móveis de saúde.

O serviço será operado por uma empresa contratada pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) por meio de processo licitatório. O financiamento é tripartite, com divisão entre União, Estado e Município.

“A chegada do Samu 192 é de extrema importância para Cachoeiro, pois permitirá o socorro a casos de urgência e emergência de forma mais rápida e eficiente – não somente pelas ambulâncias, mas por todo o processo de atendimento, que começa assim que o telefone é acionado”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“O início da operação do Samu em Cachoeiro é uma conquista muito grande, batalhamos muito para ver esse sonho realizado. Esse serviço complementará, de forma muito significativa, a rede de atendimento de saúde do nosso município. Agradecemos ao governo estadual pelo apoio nessa importante demanda”, comenta o prefeito Victor Coelho, que visitou a base nesta sexta-feira (26).

Veja quando chamar o Samu 192

• Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, Desabamento;
  • Crises Convulsivas;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Quando não chamar o Samu 192

• Febre prolongada;
  • Dores crônicas;
  • Vômito e diarreia;
  • Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
  • Transporte de óbito;
  • Dor de dente;
  • Transferência sem regulação médica prévia;
  • Trocas de sonda;
  • Corte com pouco sangramento,
  • Entorses;
  • Cólicas renais;
  • Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
  • Todas as outras situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

IMPORTANTE: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.

Fonte: Ministério da Saúde