Secretaria da Fazenda amplia atendimento online em Cachoeiro

Para ganhar acesso, é preciso apresentar o termo de adesão na sede da Semfa

Contribuintes e contabilistas agora têm mais vantagens no acesso à Agência Virtual, da prefeitura de Cachoeiro. Novas funções acabam de ser incorporadas à área restrita, para melhorar o acesso às informações e aos serviços.

As melhorias por parte da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) permitem, por exemplo, que o profissional em contabilidade verifique quais empresas cadastradas no município estão sob sua responsabilidade, com opção de excluir aquelas com a qual não tem mais vínculo.

Já em caso de substituição desse profissional, a empresa pode agora, ela mesma, fazer a mudança no cadastro, por meio do perfil da pessoa jurídica. Há também a função Autorização Eletrônica, que permite ao usuário indicar um representante para acessar dados.

Fica permitido, ainda, atualizar endereço de correspondência e telefone da pessoa física e acessar o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), usado pela prefeitura para encaminhar notificações de lançamento e comunicações eletrônicas aos contribuintes.

O usuário pode também acionar ali o programa Nota Cachoeiro, para indicar qual imóvel terá o desconto no IPTU obtido por meio das Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços. A geração de crédito é feita de acordo com a legislação.

“As mudanças já vão facilitar bastante o controle dos dados pelo usuário, e vamos implantar em breve novas funções na Agência Virtual, como a opção de efetivar o parcelamento de débitos e indicar endereço de entrega do IPTU”, anuncia o secretário municipal de Fazenda, Rogelio Amorim.

Para acessar a Agência Virtual, é preciso preencher os campos para informar o CPF cadastrado e a senha de segurança, fornecida após dois passos: o internauta gera o termo de adesão no portal e apresenta o documento na sede da Semfa, em frente ao Shopping Cachoeiro. O endereço do portal é www.cachoeiro.es.gov.br/agenciavirtual.