Síndromes gripais

Secretaria de Saúde alerta para prevenção de doenças típicas do inverno

Higienizar frequentemente as mãos é um dos cuidados indicados para prevenir doenças infecciosas
Foto: Reprodução/web

Com a chegada do inverno, nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro reforça os cuidados básicos para evitar as síndromes gripais características desta época do ano.

De acordo com a pasta, é importante lavar bem as mãos várias vezes ao dia com água e sabão. Se a pessoa estiver resfriada, deve fazer uso de lenços descartáveis, além de evitar aglomerações, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres e toalhas. Ao tossir ou espirrar, é importante cobrir o nariz e a boca e, logo após, higienizar as mãos.

Em atenção às orientações da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo, o uso de máscara segue obrigatório em todas as unidades assistenciais de saúde. Além disso, a utilização do item é recomendada nas escolas e demais ambientes fechados.

Em caso de manifestação de sinais de síndromes gripais, a Semus orienta que os pacientes com sintomas leves, como coriza, garganta irritada ou febre baixa, procurem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de suas residências, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Para casos mais graves, como febre alta e dificuldade para respirar, a orientação é se dirigir aos prontos atendimentos, como a UPA 24h (Marbrasa) e o PPG, que são as referências nesses casos.

Em sua página, no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), a Semus disponibiliza os endereços e telefones de todas as unidades de saúde do município.

Vacinação

Outra orientação relevante é manter a vacinação em dia contra a gripe e a Covid-19, principalmente, as pessoas pertencentes aos grupos de riscos, como os idosos, que possuem um sistema imunológico mais frágil e são mais suscetíveis a infecções. Em Cachoeiro, os dois imunizantes podem ser encontrados em todas as salas de vacinação disponíveis

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, os cuidados são importantes, também, para prevenir novas ondas de infecções de Covid-19. O número de casos da doença tem aumentado em todo o país.

“Além das síndromes gripais típicas do inverno, temos, também, a preocupação com a Covid-19. Os cuidados, para evitar essas doenças são hábitos simples do cotidiano, mas que possuem grande relevância na interrupção dos ciclos de infecção. Além disso, é importante que todos atualizem seus esquemas vacinais, para aumentar a imunidade contra essas doenças”, destaca o secretário.

Wingler ressalta, ainda, os riscos da automedicação. “Uma vez atendido por um médico, é importante que o paciente siga as orientações do profissional e evite se automedicar, o que pode acabar encobrindo uma doença mais séria ou algo que poderia ter sido tratado de uma forma mais simples”, finaliza.