Programa de Hora-Máquina

Secretaria de Agricultura apoia produtores no enfrentamento da seca

Programa municipal permite que veículos e máquinas do órgão sejam usados no transporte alimento e água para animais
Foto: Divulgação/PMCI

Propriedades rurais de Cachoeiro estão contando com suporte da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) para enfrentamento dos efeitos da falta de chuva.

Veículos e máquinas do órgão estão sendo utilizados por proprietários rurais para transporte de alimento e água para animais, por meio do programa municipal de Hora-Máquina (lei nº 6280/2009).

O programa permite que os serviços sejam contratados a baixo custo pelos produtores. Caminhão, caminhão-pipa, trator agrícola e retroescavadeira são alguns dos equipamentos disponíveis.

Nos últimos dias, a Semag realizou 26 atendimentos para propriedades em 11 localidades rurais. Só nesta segunda-feira (22), cinco caminhões buscaram, no município de Dores do Rio Preto, 40 toneladas de silagem para alimentação de gado.

“Estamos mobilizados para o atendimento aos produtores rurais prejudicados por esse período de seca. O programa de Hora-Máquina é o instrumento disponível, neste momento, para apoiá-los. Paralelamente, junto à Defesa Civil, estamos buscando viabilizar o decreto de situação de emergência, que nos permitiria ampliar as ações de suporte”, explica o secretário de Agricultura, Paulo Miranda.

Para solicitar os serviços do programa, o produtor deve ir à sede da Semag, localizada na rua Ângelo Maria Mignone, nº 18, no bairro Independência. O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta.