R$ 7,5 mil em prêmios

Secretaria de Cultura abre seleção de obras para o 10º Salão de Artes “Levino Fanzeres”

Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro lançou, na última sexta-feira (9), o edital de seleção de obras que irão compor o 10º Salão de Artes “Levino Fanzeres”, que tem realização programada para o período de 6 de junho a 6 de agosto de 2023. A mostra competitiva pagará R$ 7,5 mil em prêmios.

Podem participar artistas de todo o país, nas modalidades de desenho, pintura, gravura, fotografia e escultura. As obras devem dialogar com o tema: “Arte e meio ambiente – significados e sentidos.

As inscrições, que devem ser feitas, via internet, no e-mail salalevinofanzeres@gmail.com, permanecerão abertas até o dia 31 de janeiro do próximo ano. O edital 020/2022 e todos seus anexos estão disponíveis no site www.cachoeiro.es.gov.br/editais.

A exposição ficará em cartaz na Sala “Levino Fanzeres”, que está funcionando, temporariamente, na Casa da Memória, localizada na rua 25 de Março.

Em solenidade marcada para 6 de julho de 2023, serão premiadas as três melhores obras escolhidas. A vencedora receberá o prêmio no valor de R$ 3.500,00. Já o segundo e terceiro lugar receberão, respectivamente, R$ 2.500,00 e R$ 1.500,00.

Os visitantes da exposição também terão a oportunidade de eleger o melhor trabalho, por meio de votação, que concederá um troféu ao artista vencedor.

Avaliação e seleção

As obras submetidas passarão por avaliação da Comissão Interna de Seleção de Projetos, da Semcult, em que serão observados os critérios destacados no edital. São eles: proposta da obra, adequação ao tema proposto e o mérito cultural. A divulgação dos resultados será por meio do site da Prefeitura de Cachoeiro e, também, nas redes sociais.

“Estamos iniciando a preparação de mais uma edição do Salão de Artes ‘Levino Fanzeres’, que é uma mostra importantíssima para incentivo à produção artística em nosso município. Convidamos nossos artistas a inscreverem suas obras, e estendemos esse convite a tantos outros talentos espalhados por nosso estado e nosso país, para que venham divulgar seus trabalhos nesta terra, berço de tantos ícones da cultura brasileira”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo