Balanço

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro apresenta ações de 2021

Balcão de Empregos ajudou na inserção de cachoeirenses no mercado de trabalho
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em 2021, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec) se destacou, mais uma vez, pelo apoio e incentivo ao empreendedorismo e à geração de trabalho e renda.

A Sala do Empreendedor realizou, ao longo do ano, mais de 23.800 atendimentos a empreendedores em busca de suporte para seu negócio. Entre os serviços mais procurados, estão: formalização de novos microempreendedores individuais (MEIs), emissão de declarações de documentos dos pequenos empresários, procedimentos de acesso a programas de microcrédito e repasse de informações.

Outro dado expressivo foi o número de operações de concessão de crédito para microempreendedores individuais (MEI´s), micro e pequenas empresas e empresas de pequeno porte da região. Ao todo, cerca de 191 operações foram concretizadas a partir da Sala, resultando em R$1.288.251,75 por meio do programa Nossocrédito, do Governo do Estado, que, em parceria com municípios capixabas, concede créditos com juros mais baixos do que os praticados no mercado.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli, os números mostram que os empreendedores cachoeirenses buscam, cada vez mais, meios para prosperarem com seus negócios.

“A Sala do Empreendedor é a porta de entrada para muitos serviços que facilitam o cotidiano dos empreendedores. Hoje, há uma procura muito grande pela formalização dos negócios, que abre o caminho para muitos benefícios, como a concessão de créditos em condições diferenciadas. Nossos servidores estão sempre de prontidão, para analisar caso a caso e oferecer as melhores alternativas para quem nos procura”, comenta.

Localizada no 2º piso do Shopping Cachoeiro, a Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Além disso, os empreendedores podem entrar em contato por meio dos telefones (28) 3155-5292 ou (28) 3522-4445 para tirar suas dúvidas.

Participação em eventos

No ano passado, a Semdec participou ativamente dos eventos realizados ou apoiados pela Prefeitura de Cachoeiro.

A tradicional Feira de Negócios e Agroturismo, que em agosto de 2021 chegou a sua 15ª edição, contou com uma ação do Balcão de Empregos, que realizou 444 atendimentos a pessoas em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Também durante o evento, houve a disponibilidade, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), de diversas vagas para expositores do município: 31 artesãos, 22 trabalhadores da área de varejo e 13 da agroindústria. Edições do Balcão de Empregos também foram realizadas nos bairros Village da Luz e Coramara.

Além disso, a Semdec participou, junto à Aderes, das edições da ExpoSul Rural realizadas em 2021. Na Exposul Raízes, que aconteceu em dezembro, foram 32 expositores credenciados e na Exposul Gastronomia, em julho, 21 expositores.

Artesanato também teve destaque

Os artesãos de Cachoeiro também tiveram destaque nas ações da Semdec no ano passado. Anualmente, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realiza e apoia diversos eventos que contam com a participação desses profissionais. Foram oferecidas, entre os anos de 2020 e 2021, aproximadamente, 269 vagas para participações em eventos de nível municipal e estadual, resultando em um faturamento de R$126.452,28.

Além disso, a Semdec realiza, com apoio de órgãos parceiros, as feiras de artesanato quinzenais, instaladas na praça Jerônimo Monteiro, levando o trabalho dos artesãos ao centro da cidade e chamando a atenção de quem passa pelo local.

“Os produtos fabricados por esses profissionais, em sua maioria feitos à mão, também refletem aspectos culturais. Muitos aprenderam o ofício com seus pais e avós. Portanto, além de apoiar esse segmento, temos, também, que atuar para que essas tradições não se percam”, comenta o secretário, que também destaca as edições especiais das feiras de artesanato, como a edição de Natal da Art’s na praça, que movimentou R$ 24.528,30 em vendas às vésperas das comemorações de fim de ano.

Programa Cidade Empreendedora

Em 2021, a Semdec deu início às ações planejadas por meio do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), com foco no estímulo e no fortalecimento da cultura empreendedora local.

As atividades do programa começaram com um curso para 64 servidores de secretarias e autarquias da administração municipal, realizado de agosto a novembro. O objetivo foi promover o engajamento, qualificação e capacitação dos gestores municipais, para construção de uma gestão pública alinhada com o empreendedorismo e com a inovação. O município desenvolverá ações relacionadas ao programa até 2024.

Apoio ao programa Oportuni

Em agosto de 2021, foi lançado o programa Oportuni, voltado para facilitar a inserção de jovens do município no mercado de trabalho. Idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a iniciativa conta com site para cadastro de jovens desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda) e tem apoio da Semdec na captação de empresas parceiras, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas de emprego.