Língua Brasileira de Sinais

Secretaria de Educação de Cachoeiro abre inscrição para curso básico de Libras

Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro lançou um edital do curso básico on-line de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com 40 vagas, para servidores da rede municipal de ensino e público externo.

Os interessados devem fazer a inscrição, que é gratuita, na segunda (3) e na terça-feira (4), por meio do formulário eletrônico: bit.ly/cursobasico-libras.

Por conta da pandemia de Covid-19, a formação acontecerá apenas de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet e do Google Sala de Aula. O curso terá carga horária total de 120h. Os encontros serão realizados entre os meses de maio e agosto, com turmas no período da manhã e da tarde.

De acordo com a Seme, a formação tem o objetivo de ampliar os conhecimentos em Libras, promovendo, assim, o aumento de interações entre as comunidades surda e ouvinte. Para os profissionais da educação, especificamente, a capacitação será uma oportunidade para aperfeiçoar a assistência ao aluno surdo ou com perda auditiva (DA). Além disso, com o curso, a secretaria espera difundir e fomentar a Libras, que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil.

Os participantes terão a oportunidade de aprenderem “Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.

“Com a oferta de curso de Libras aos educadores da rede pública de ensino e à comunidade interessada, estamos seguindo diretrizes do Plano Municipal de Educação e contribuindo com o processo de construção de uma educação e de uma sociedade, cada vez mais, inclusivas”, destaca a secretária municipal de educação, Cristina Lens.

Para mais informações, basta acessar edital do curso, no site da Prefeitura de Cachoeiro, pelo endereço cachoeiro.es.gov.br/editais.

Confira o cronograma
Libras – Nível Básico