Apoio emergencial

Secretaria de Educação entrega mais kits de alimentos na próxima semana

Cestas são distribuídas a famílias alunos da rede municipal inscritas no Bolsa Família
Foto: Márcia Leal/PMCI

A partir de segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizará mais uma rodada de entrega dos kits de alimentos para as famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino que estão inscritas no programa federal Bolsa Família.

De acordo com a Seme, nesta rodada, serão entregues cerca de 4.100 kits, por meio de 12 escolas-polo da sede do município e de mais 15 unidades de ensino do interior.

Os kits são compostos por itens da merenda escolar que, devido à suspensão das aulas, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, estão sendo revertidos em apoio emergencial aos grupos familiares em contexto de maior grau de vulnerabilidade social.

Na próxima entrega, as famílias serão contempladas com produtos da agricultura familiar, como repolho, batata-doce, abóbora, pepino, chuchu, banana-da-terra, laranja, tomate, leite e, pela primeira vez, ovos (uma dúzia) e flocos de milho.

“Essa ajuda vem no momento em que muitos estão precisando demais desse apoio. Pode parecer pouco para muitas pessoas, mas, no meu caso, ajuda muito. Com a criança o dia todo em casa, o consumo aumenta e, atualmente, eu e meu marido estamos desempregados por conta da pandemia. Agradeço a prefeitura pelo kit ”, diz a mãe de uma aluna da escola Professora Thereza Valiatti Sartório, do bairro Boa Esperança.

Mais de 16 mil kits já foram distribuídos

A Seme começou a fazer a entrega dos alimentos em meados de abril, após ser sancionada a lei federal que permite que itens adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar sejam distribuídos a famílias de alunos inscritas no Bolsa Família. Até o momento, já foram doadas 16.311 cestas, que também contam com alimentos não-perecíveis.

“A distribuição desses kits para nossos estudantes e suas famílias é de grande importância. Desde que começamos as entregas, tem sido satisfatória a iniciativa e temos visto uma grande alegria por parte dos pais e responsáveis”, cita a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Para receber o kit, os gestores de cada escola entram em contato com as famílias, para agendar a entrega e evitar aglomerações.

Escolas de distribuição dos kits em Cachoeiro

“Pe. Jefferson Luiz de Magalhães”, “Padre Gino Zatelli”, “Galdino Theodoro da Silva”, “Anísio Vieira de Almeida Ramos”, “Julieta Deps Tallon”, “Oscar Montenegro Filho”, “Dr. Pedro Nolasco Teixeira de Rezende”, “Monteiro Lobato”, “Zeni Pires Ferreira”, “Zilma Coelho Pinto”, “José Taveira”, “José Antonio Colombini Egramphonte” (supercreche).

Escolas com distribuição no interior

“Hylsen Darcy Perim”, “Monte Alegre”, “Profª Cibélia Teixeira Zipinotti”, “Dolores Gonzalez Villa”, “São Vicente”, “Alto São Vicente”, “Sertão do Monte Líbano”, “Alberto Sartório”, “São João da Lancha”, “Pluridocente Tijuca,“Luiz Semprini”, “José Pinto” e “Jácomo Silotti”, “Laurindo Sasso”, “Maria das Graças Felippe”.