Educação inclusiva

Secretaria de Educação inicia curso para cuidadores da rede municipal

Formação será realizada até outubro deste ano
Foto: Divulgação/PMCI

Os profissionais que atuam nas escolas municipais de Cachoeiro como cuidadores de alunos com necessidades educacionais especiais iniciaram, nesta semana, um novo curso de formação. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Seme) é aprimorar o atendimento oferecido em sala de aula aos estudantes com deficiência.

A formação será realizada até outubro deste ano. Os participantes terão aulas sobre os temas: Contextualização da Educação Inclusiva; Ética; Atribuição do Cuidador/Suporte aos estudantes público-alvo da Educação Especial; Legislação; Abordagens sobre as deficiências; Primeiros socorros; Dificuldades na alimentação; Disfagias da criança com deficiência; Desenvolvimento Motor da Criança com Deficiências; Estimulação Global: Motora e/ou Mental; Tipos de Deficiências e suas Implicações; Transtorno do Espectro Autista e Atividades da Vida Diária.

Também com foco no aperfeiçoamento da atenção oferecida a estudantes com deficiência da rede municipal, a Seme realiza, entre os meses de março a julho, o projeto Libras Kids, para 358 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas Monteiro Lobato (Alto União) e Maria Stael de Medeiros Teixeira (Village da Luz), e o curso básico de Libras, voltado a educadores da rede municipal de ensino e, também, ao público externo.

Além disso, a equipe da Coordenação de Educação Especial finaliza o planejamento do curso de Cuidador Comunitário e curso intermediário de Libras, para execução no segundo semestre deste ano.

“O cuidador escolar tem um papel fundamental, na unidade de ensino, atuando em diversas atividades que auxiliam os estudantes da educação especial na execução das tarefas diárias e na construção da inclusão, no espaço escolar, e de avanços na aprendizagem desses alunos junto à equipe pedagógica”, comenta a secretária municipal de educação, Cristina Lens.