Secretaria de Educação oferece 160 vagas para cursos de Libras gratuitos

As formações serão ofertadas nos níveis básico, intermediário e avançado

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro lançou, nesta sexta (8), editais para cursos de níveis básico, intermediário e avançado de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para educadores da rede municipal de ensino e para o público externo. As inscrições serão feitas de segunda (11) a sexta-feira (15), na sede da Secretaria, localizada no bairro Independência.

Para os cursos básico e avançado, estão disponíveis 40 vagas, cada. Já o nível intermediário oferece 80, que serão divididas em duas turmas. Os cursos, em todos os níveis, serão gratuitos.

O objetivo geral das formações ofertadas é oportunizar aos participantes conhecimento mais amplo da língua, aprimorando a interação entre a comunidade surda e a ouvinte e difundir a Libras – que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil. Para os profissionais da educação, especificamente, a capacitação é uma ação da Seme para aperfeiçoar a assistência ao aluno surdo ou com perda auditiva.

Os cursos têm carga horária de 60 horas. O básico apresentará conteúdos como “Noções básicas da língua brasileira de sinais” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. No nível intermediário, as temáticas serão: “Aprofundamento da língua brasileira de sinais” e “Aprofundamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. Já no curso avançado, os assuntos abordados serão: “Aperfeiçoamento da língua brasileira de sinais” e “Aperfeiçoamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. O período das aulas será de março a julho deste ano.

A inscrição deverá ser efetuada no setor do Protocolo da Seme, que fica na rua Moreira, bairro Independência, de 8h às 17h. Lá, os interessados preencherão o formulário de matrícula, recebido no local. Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição.

“Nós consideramos de muita importância ofertar o curso de Libras. E a novidade deste ano é poder oferecer o nível avançado; até então, temos ofertado o básico e o intermediário. Esses cursos se justificam pela relevância de todas as pessoas, não somente os professores, a ter uma interlocução melhor com os surdos. Temos como um dos focos, da nossa gestão, oferecer, todo ano, o curso de Libras para que haja maior abrangência de profissionais e aumento dos diálogos com os surdos”, disse Cristina Lens, secretária de educação de Cachoeiro.

Para mais informações e acesso aos editais, basta entrar no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br)  e clicar nas abas ‘Secretarias’; ‘Educação’ e ‘Editais’.