Mais qualidade

Secretaria de Manutenção e Serviços já investiu R$ 3,5 milhões em melhorias em 2021

Nova Praça do Ciclista é um dos logradouros contemplados com intervenções da Semmat
Foto: Márcia Leal/PMCI

O trabalho da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat) de Cachoeiro de Itapemirim, em 2021, de janeiro até o final de setembro, já resultou em um investimento de R$ 3,5 milhões em obras no município. As intervenções foram direcionadas a redes de drenagem, muros de contenção, pavimentação de vias com concreto ou asfalto, tapa-buracos e manutenção de logradouros (praças, canteiros, calçadas, escadarias, dentre outros).

Na parte de drenagem, houve a extensão de 886 metros de rede, contemplando 26 locais de 12 bairros e um distrito. Entre os pontos contemplados está a rotatória da praça da Unimed, no bairro Gilberto Machado. Identificou-se que várias caixas de captação de água estavam concretadas, devido a intervenções de comerciantes e moradores, sendo um dos principais motivos para os constantes alagamentos na região em dias de chuva. Também foram identificadas raízes de árvores obstruindo algumas redes. A Semmat deverá realizar novas intervenções em breve.

Muros de contenção foram construídos em sete locais: praça André Lopes (Bela Vista); rua Sargento Valdemir Simões (Alto Eucalipto); rua Vanderley Maurício (Vila Rica); avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha, Jardim América); rua Bela Vista (Itaoca); rua Euclides Borges (Boa Vista); além de uma estrutura de contenção na praça José Antônio Sant’anna (Basileia).

Na parte de pavimentação, receberam pavimento em concreto ruas dos bairros Boa Vista, Alto Eucalipto e Vila Rica, e do distrito de Itaoca. Já nos bairros Ferroviários, Ibitiquara, Jardim Itapemirim e Baiminas, houve pavimentação asfáltica em vias públicas.

Também são bastante importantes os serviços de tapa-buracos e de manutenção de logradouros. Somente nesses dois tipos de intervenção, foram investidos R$ 2,85 milhões. Entre os logradouros, está a praça Gil Goulart, no bairro Independência, reinaugurada na semana passada, após ampla reforma (realizada junto à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida), que passou a se chamar Praça do Ciclista.

“O trabalho realizado tem sido fundamental para dar melhores condições aos espaços públicos e proporcionar maior qualidade de vida à população. Cachoeiro é uma cidade muito extensa, mas estamos sempre atentos às demandas da sociedade, procurando atendê-la da melhor forma possível”, destaca o secretário municipal de Manutenção e Serviços, Vander Maciel.