Reciclagem

Secretaria de Meio Ambiente recolheu mais de 66 toneladas de material reciclável em 2022

A pasta realizou, ao longo do ano, campanhas de coleta de materiais recicláveis no centro da cidade
Foto: Patricia Pim/PMCI

Neste ano, a Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), recolheu mais de 66 toneladas de lixo reciclável por meio da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim) e de campanhas extraordinárias organizadas pela pasta.

A Ascomirim, que recebe materiais recicláveis do município, recolheu cerca de 45 toneladas de materiais em 2022. Na sua sede, localizada na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), bairro Central Parque, há quatro baias para separação dos recicláveis. No local, os trabalhadores contam com duas balanças, duas prensas e um elevador de carga.

“A separação de materiais recicláveis é fundamental para evitar desperdícios, tornando possível um melhor aproveitamento das matérias primas extraídas do meio ambiente. Quando não descartados corretamente, os resíduos levam décadas ou até séculos para alcançar sua decomposição total”, destaca Luana Fonseca, secretária municipal de Meio Ambiente.

Campanhas

As campanhas extraordinárias realizadas pela Semma em 2022 foram focadas na arrecadação de lixos eletrônicos, vidros e óleo de cozinha. Nas ocasiões, foram recolhidos itens como televisores; lâmpadas; celulares; aparelhos de telefone; computadores; notebooks; pranchas e secadores de cabelo; roteadores; impressoras; copiadoras; carregadores; câmeras filmadoras; fotográficas; garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e de outras bebidas; potes de alimentos; frascos de perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

Com isso, as ações conseguiram levantar mais de 21 toneladas de itens. Os eletrônicos foram encaminhados para uma empresa, de fora do município, que realiza a devida destinação desse tipo de resíduo. Já os vidros e o óleo foram destinados à Ascomirim. Os vidros passaram por tratamento para comporem novas embalagens, enquanto o óleo será transformado em sabão e detergente.

De acordo com a Semma, as ações tiveram o objetivo de ampliar a conscientização da população quanto ao descarte correto dos materiais e os benefícios para o meio ambiente.

Pontos de entrega voluntária (PEV’s)

A Semma conta também com pontos de entrega voluntária (PEV). O objetivo é incentivar a população quanto a separação, entrega e destinação de materiais recicláveis, que pode ser feito a qualquer momento do ano. Além disso, os cidadãos podem realizar a entrega dos resíduos em 76 escolas municipais com coletores e na própria Ascomirim, que é para onde os itens recolhidos em outros pontos são destinados.

Quais os tipos de resíduos posso separar?

Os tipos de resíduos que podem ser reciclados são: papel, papelão, plástico, alumínio e metal. Como por exemplo: embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Quais os tipos de resíduos que NÃO devo separar?

O lixo úmido, o que inclui: restos de alimentos; cascas de frutas; fitas adesivas, resíduos de jardinagem, papel higiênico e fraldas descartáveis; pratos e copos descartáveis; pó de café, embalagens de marmitex; guardanapos.

PEVs em Cachoeiro

Rua Átila de Almeida Miranda – BNH de cima (Pracinha)
Av. Theodorico Ferraço – Gilson Carone (Em frente ao Supermercado Carone)
Rua Sebastião Lacerda – Waldir Furtado – BNH de baixo (Pracinha)