Prestação de contas

Secretaria de Obras coordenou intervenções com valor de R$ 25,9 milhões em 2021

Recapeamento de vias públicas está entre as obras iniciadas no ano passado
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Obras (Semo) coordenou obras públicas em Cachoeiro de Itapemirim em 2021 com um valor total de R$ 25,9 milhões. O montante diz respeito a intervenções concluídas, em fase de finalização e iniciadas no ano passado.

Entre as obras concluídas estão: reforma e manutenção de 11 escolas e seis Unidades Básicas de Saúde (UBS); reconstrução da praça Manoel Simão da Rocha, no distrito de Conduru; drenagem e pavimentação nos bairros Alto União, Coramara, São Lucas, Amaral e Campo Leopoldina (nestes dois últimos, também muros de contenção).

Na parte de obras a serem finalizadas se incluem: drenagem e pavimentação nos bairros Aeroporto e Gilson Carone (neste último, também a construção de uma escadaria); reforma do Ginásio Municipal de Esportes Nello Vola Borelli (Nova Brasília); construção da nova sede do Banco de Alimentos e de um campo society no distrito de Conduru.

Também em 2021, foram iniciadas as obras de recapeamento asfáltico de 19 vias públicas de Cachoeiro, que já alcançou mais de 3 quilômetros de extensão, e construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Alto Independência.

“Temos, ainda, um volume importante de intervenções em fase de licitação ou com projetos prontos. A expectativa é de várias entregas importantes para a população de Cachoeiro ocorram nos próximos anos”, destaca o secretário municipal de Obras, Rodrigo de Almeida Bolelli.

Captação de recursos e elaboração de projetos

Em 2021, a Semo também passou a atuar diretamente na captação de recursos externos para a realização de obras públicas. Atualmente, um investimento total de R$ 40 milhões em obras está em fase de captação.

Além disso, a Prefeitura de Cachoeiro assinou um contrato com o Banco do Brasil para operação de crédito de R$ 85 milhões, valor que já começou a ser utilizado em obras coordenadas pela Semo. O montante recebido será devolvido, posteriormente, com juros baixos e prazo estendido.

Outra função importante da Semo é atender as diversas secretarias com a confecção de projetos e planilhas. Atualmente, 148 projetos estão sendo elaborados para obras públicas diversas.

“O investimento em obras é um dos pontos centrais da gestão pública municipal. Sabemos o quanto as intervenções são importantes para a população e continuaremos trabalhando para entregar equipamentos públicos de qualidade ao município”, completa o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.