Pandemia

Secretaria de Saúde alerta para cuidados contra Covid-19 durante festas de fim de ano

Apesar do avanço da campanha de imunização, medidas sanitárias ainda são necessárias
Foto: Ilustrativa

Com a proximidade das festividades de fim de ano, muitos amigos e familiares se encontram para as confraternizações típicas desta época. Entretanto, assim como em 2020, os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19 devem ser mantidos durante os encontros.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) orienta que as pessoas evitem aglomerações, mantenham o distanciamento social sempre que possível e, sobretudo, não se esqueçam de utilizar máscaras e de realizar a higienização das mãos com álcool 70%.

Em caso de manifestação de sintomas, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) deve ser procurada para que a pessoa receba atendimento e, se necessário, seja testada, evitando que o vírus circule.

Vacina é fundamental

Além dos protocolos de prevenção, também é fundamental que todos os participantes das festividades estejam vacinados – para Covid-19 e para gripe. Os cidadãos que ainda não procuraram os postos para completar o esquema vacinal devem fazê-lo o quanto antes.

Os adultos que já receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há, pelo menos, quatro meses devem buscar um ponto de vacinação para receber a dose de reforço. A dose adicional auxilia na manutenção da proteção contra o vírus.

“Neste ano, com o avanço da campanha de vacinação, é possível que os familiares e amigos possam se reunir novamente para as celebrações de fim de ano. Entretanto, é muito importante que as pessoas estejam vacinadas e seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. Mesmo com um cenário bastante confortável, não podemos relaxar. A pandemia ainda não acabou”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.