Síndromes gripais

Secretaria de Saúde orienta sobre atendimentos de urgência e emergência

PPG e UPA 24h do Marbrasa devem ser procurados para casos de maior gravidade
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com o aumento de pacientes com sintomas de síndromes gripais nas unidades de Saúde de Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça algumas orientações sobre o atendimento de urgência e emergência no Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do bairro Marbrasa.

Segundo a Semus, para sintomas de gripe, o PPG e a UPA do Marbrasa devem ser procurados em casos de sinais graves, como falta de ar, baixa saturação e febre alta. Antes do atendimento com o médico, o paciente passa por uma triagem para avaliar a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde e possibilidade de óbito, de modo a garantir que os casos mais graves e urgentes sejam priorizados no atendimento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, pessoas com sintomas gripais leves devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Atualmente, o município conta com 32 UBS, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

“É importante que as pessoas com sinais leves de gripe, como febre baixa, coriza e dor de garganta, busquem atendimento nas UBS, para que não ocorra a sobrecarga do atendimento de emergência, que deve ser procurado apenas em sintomas persistentes ou agravados”, comenta.

Quando devo me dirigir à UBS ou PA?

Os Pronto Atendimentos funcionam 24 horas por dia e prestam atendimentos a casos como queda com torção ou fratura, pressão ou febre muito altas, falta de ar, forte dor no peito, vômito constante, etc. Na unidade, o paciente recebe os primeiros cuidados até que seja considerado estável e possa voltar para casa. Se não houver melhora de seu estado de saúde, é encaminhado para um hospital.

Em casos de baixa complexidade, como de traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, e conjuntivite, o mais adequado é buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Em Cachoeiro, as UBS funcionam de segunda a sexta, das 7h às 16h. Em sua página no portal da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), a Semus disponibiliza a relação de todas as UBS do município, com seus respectivos telefones e endereços. Também estão disponíveis informações sobre os Prontos Atendimentos municipais.