Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com roupas atingidas pela enchente

Agentes de saúde orientam população pós-enchente
Foto: Divulgação/PMCI

A quem teve a casa invadida pela água da última enchente em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recomenda cuidados redobrados na higienização das roupas atingidas. Para que as peças possam ser utilizadas novamente, é necessário eliminar os riscos de transmissão de germes e bactérias.

Por isso, é importante limpar a máquina de lavar ou tanque, entre uma lavagem e outra. Além disso, as peças deverão ficar de molho na água fervendo com sabão por alguns minutos. É opcional acrescentar algumas gotas de água sanitária (tipo cândida) e enxaguar muito bem em seguida – porém, as peças coloridas podem desbotar.

Após a lavagem, as roupas devem ser penduradas em uma área externa para que peguem sol, pois a luz solar ajuda a eliminar as bactérias. Quando as peças estiverem secas, examine, novamente, para verificar se há manchas de mofo. Se algum item permanecer com odor depois da lavagem, tente, de novo, lavar com água quente e, caso não funcione, a roupa deverá ser descartada.

Também é válido ressaltar que a lavagem das roupas contaminadas pela água da enchente deve ser feita separadamente das outras peças que estejam limpas.

“É importante que os moradores sigam as recomendações para que consigam reaproveitar as roupas que foram atingidas e saibam quando deverão descartá-las, para que não prejudiquem sua saúde”, afirma secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Ainda de acordo com a secretária, essas e outras orientações com foco na prevenção de doenças têm sido repassadas, diretamente, aos moradores de áreas atingidas pela enchente, por meio dos agentes comunitários de saúde.