Prevenção do suicídio

Secretaria de Saúde promove ações alusivas ao Setembro Amarelo

Dia D da campanha será 10 de setembro, na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste mês, as unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vão intensificar as ações para estimular os cuidados com a saúde mental, de forma a contribuir com a campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio.

No Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, as atividades começam na segunda-feira (6). Durante toda a próxima semana, haverá distribuição de laços amarelos – símbolo da campanha – para os pacientes e orientações sobre o tema com a assistente social da unidade.

Palestra com psicóloga sobre a importância da campanha e momento com música ao vivo (voz e teclado) também estão na programação.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Marbrasa, as ações serão realizadas durante todo o mês, com palestras e orientações sobre o tema, comandadas por assistentes sociais, enfermeiros e, também, por voluntários convidados para contribuir com a conscientização.

Na sexta-feira (10) da próxima semana, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a coordenação de Saúde Mental da Semus promoverá o Dia D da campanha, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, no Santo Antônio.

Haverá uma exposição de materiais sobre o assunto, além de orientação à população, oferta de espaço para escuta de pessoas e encaminhamento para os serviços de saúde mental do município, como acompanhamento psicológico.

Já as equipes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), neste mesmo dia, realizarão uma exposição de material sobre o tema nas ruas, na região dos bairros Nova Brasília e Centro. Será uma ação de conscientização e orientação para os pedestres e motoristas dos locais.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município também estarão engajadas na campanha. Abordagens, café da manhã, encaminhamentos para atendimentos psicológicos e palestras sobre automedicação, depressão, cuidados com a saúde mental e prevenção do suicídio serão algumas das ações promovidas.

“Saúde mental é uma questão fundamental para se ter qualidade de vida. E em tempos de pandemia, precisa-se ter uma atenção ainda maior com ela. Por isso, nossas equipes estão empenhadas em conscientizar a população sobre esse tema tão sensível e em fazer os encaminhamentos necessários para os serviços e tratamentos que ajudam as pessoas nos cuidados psíquicos”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Confira a programação das UBS:

• UBS Gilson Carone
    Palestra com os alunos de enfermagem da São Camilo
    Tema: Prevenção do suicídio
    Dia: 17/09 às 8h
  • UBS Alto União
    Tema: Prevenção do suicídio e cuidados
    Dia: 20/09 e 24/09, às 13h
  • UBS Village da Luz
    Palestra com a psicóloga Bruna Vieira Gomes Saad e médica da Unidade Básica de Saúde
    Tema: Automedicação
    Dia: 21/09, às 13h
  • UBS Zumbi
    Palestra em sala de espera com Anderson Guimarães, acadêmico de psicologia
    Tema: Prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental
    Dia: 21/09 às 8h
  • UBS Novo Parque
    Palestra em sala de espera
    Tema: Suicídio
    Dia 28/09 às 8h
  • UBS Otton Marins
    Palestra em sala de espera
    Tema: Automedicação
    Dia: 24/09 às 7h30
  • UBS Jardim Itapemirim
    Tema: Como Identificar Atitudes e Comportamentos Suicidas
    Dia: 14/09 às 13h
  • UBS Vila Rica
    Palestra com a psicóloga Luana Marques
    Tema: Comportamento suicida
    Dia: 15/09 às 13h30.
  • UBS São Luiz Gonzaga
    Sala de espera com enfermeiros e agentes comunitários de saúde
    Abordagem e, caso seja necessário, agendamento de consultas para ouvintes e possíveis encaminhamentos de casos complexos.
    Tema: Prevenção ao suicídio.
    Dia: 22 e 29/09.21 às 8h.
  • UBS Paraíso
    Palestras em Sala de Espera
    Tema: Comportamento suicida
    Dia: 22/09 às 7h30
  • UBS Aquidaban
    Palestra no auditório da Unidade de Saúde Aquidaban
    Tema: Os efeitos da Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental
    Dia: 22/09 às 8h
  • UBS São Vicente
    Roda de conversa na Unidade de Saúde.
    Tema: Setembro Amarelo
    Dia: 15/09 às 9h
  • UBS Gironda
    Palestra com o Dr Henrique Taliuli.
    Tema: Prevenção do suicídio
    Dia: 15/09 às 9h
  • UBS Abelardo Machado
    Ornamentação da unidade de saúde, café da manhã e palestra
    Tema: Suicídio
    Dia: 23/09
  • UBS BNH de Cima
    Palestra na Unidade de Saúde
    Tema: Ansiedade, da normalidade ao transtorno
    Grupo alvo: Polícia Civil
  • UBS Agostinho Simonato
    Palestras em salas de espera sobre a prevenção do suicídio.
    Encaminhamentos para atendimentos psicológicos
  • UBS Nossa Senhora da Penha
    Palestras em salas de espera e encaminhamentos para atendimentos psicológicos.
    Tema: Prevenção ao suicídio