Dia D

Secretaria de Saúde quer vacinar 300 crianças vulneráveis ao sarampo

Serão 34 locais de vacinação, na cidade e no interior, neste sábado (26)
Foto: Sesa-ES

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro está abrindo as portas de 34 locais de vacinação neste sábado (26) para o Dia D da campanha seletiva de imunização contra o sarampo. O principal objetivo é vacinar 300 crianças menores de um ano que ainda não foram levadas às salas de vacina pelos pais e responsáveis e, por isso, são as mais suscetíveis à doença.

Além delas, há crianças maiores, que têm até quatro anos, 11 meses e 29 dias, que ainda precisam reforçar o esquema vacinal e receber doses contra o sarampo e adolescentes que precisam de se imunizar contra a meningite e o HPV. Para conseguir proteger todas, o município chama os pais de crianças que ainda não foram imunizadas a comparecerem aos locais de atendimento.

São 24 na cidade, distribuídos por vários bairros, que vão atuar das 8h às 17h. Além deles, há 10 nos distritos, funcionando das 9h às 16h. Para que a criança seja atendida, basta apresentar o Cartão de Vacina dela.

“O sarampo é uma doença grave, que retornou ao Brasil e está acometendo, principalmente, crianças de até um ano de idade, que estão totalmente desprotegidas por não terem recebido a vacina e terem a imunidade baixa. Em Cachoeiro, não temos casos confirmados da doença, mas, para mantê-la longe, é necessário que os pais completem o esquema vacinal”, conta a coordenadora de Imunização, Horminda Gonçalves.

Cachoeiro está quase atingindo a meta

O Ministério da Saúde preconizou uma meta de 95% de cobertura mínima para Cachoeiro, que já conseguiu atingir 94%. Mesmo assim, o município quer vacinar 100%. Por isso, pede aos pais e responsáveis que procurem as salas de vacina.

Contra o HPV

Neste sábado (26) também serão vacinados adolescentes. Contra o HPV, receberão doses meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e meninos 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Contra a meningite, de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

“Se de tudo não for possível vacinar no Dia D, procure a sala de vacina a partir de segunda, sendo criança ou adolescente. Importante frisar que quem tem 15 anos de idade não precisa receber mais as doses contra HPV e meningite”, pede Horminda.

24 unidades da região urbana

Abelardo Machado