Prevenção

Secretaria de Saúde reforça cuidados contra o mosquito da dengue durante o verão

É importante tirar água dos vasos de planta, regularmente
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com a chegada do verão, estação de muitas chuvas e tempo quente, o Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir doenças como dengue, zika vírus e a chikungunya, encontra ambientes ideais para sua reprodução.

Muitas vezes, os focos do mosquito estão localizados dentro dos quintais e residências. A água parada pode estar em calhas, pneus, vasos de planta, garrafas pet, ralos ou em uma simples tampinha de garrafa. Nesses lugares, o mosquito se reproduz e pode iniciar um novo ciclo de contaminação.

Com isso, alerta a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, um aumento de casos das doenças transmitidas pelo inseto.

O procedimento ideal, segundo a Semus, é conservar caixas d’água, tonéis e barris bem fechados; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada; não deixar acumular água sobre lajes e terraços; manter garrafas viradas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; proteger ralos sem tampa com telas finas; encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e os lavar uma vez por semana.

Para quem for viajar durante as férias, é recomendável, antes, realizar uma vistoria na casa, a fim de garantir que não haja meios para que ocorra o acúmulo de água da chuva em itens localizados em quintais e lajes. O ideal, nesses casos, é acondicionar os objetos em abrigos da chuva ou realizar o descarte, de forma correta, em sacos plásticos vedados.

De acordo com Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, os munícipes precisam ter muita atenção com os procedimentos de combate ao mosquito, a fim de evitar possíveis epidemias dessas doenças.

“Estamos com uma pandemia de Covid-19 em curso e, também, um grande número de casos da nova variante do vírus da gripe, a H3N2 Darwin. Tendo isso em vista, precisamos ter muito cuidado com as doenças transmitidas pelo mosquito da dengue, para que não ocorra uma sobrecarga nos serviços de saúde”, comenta.

“A dengue, Zika e chikungunya não são transmitidas de pessoa para pessoa e o único meio de controlá-las é interrompendo o ciclo de reprodução do mosquito, que é o vetor de transmissão dessas doenças”, conclui o secretário, ao lembrar que o engajamento da população é essencial para o controle da proliferação do mosquito.