No Ferroviários

Antiga sede do Detran abrigará nova Unidade Básica de Saúde

Espaço, cedido pelo Governo do Estado, irá incorporar os atendimentos de duas UBS da região
Foto: Detran/ES

Em Cachoeiro, os moradores dos bairros Ferroviários, Independência, Alto Independência, Santa Helena, Ibitiquara, Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora Aparecida poderão contar, em breve, com uma nova estrutura para atendimentos públicos de saúde.

O edifício onde funcionava o antigo Detran, no Ferroviários, será reformado para abrigar uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que passará a ser a referência para a população dessa região. A ordem de serviço para início das obras será assinada, no local, na próxima quarta-feira (26), às 13h30.

A reforma é fruto de cooperação entre a Prefeitura e a Faculdade Multivix, que será responsável pela execução das obras, e tem o apoio do governo estadual, que cedeu o imóvel. 

A unidade contará com quatro equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. Além disso, com o novo espaço, será possível passar a oferecer atendimento odontológico, com duas equipes, para quem vive na região.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a nova UBS irá incorporar os profissionais e os equipamentos de duas outras unidades da região, nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Penha, que, hoje, funcionam em imóveis alugados.

“Vamos transferir, gradualmente, os atendimentos que já acontecem nessas duas UBS para um espaço mais amplo e melhor equipado, para oferecer um serviço de mais qualidade àqueles que buscam por atendimento básico em saúde. Cerca de 20 mil pessoas dessa área da cidade serão beneficiadas”, explica o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

“Outra grande conquista para nossa rede municipal de saúde, que, neste ano, está passando por uma grande transformação. É mais uma parceria importante com o Governo do Estado e com a Faculdade Multivix, para melhorarmos a qualidade do atendimento básico em saúde no município”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho. 

Outras parcerias com a Multivix na saúde 

A nova UBS, no bairro Ferroviários, é mais uma parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Faculdade Multivix. Neste ano, a cooperação entre a gestão municipal e a instituição de ensino superior, que utiliza os espaços públicos para estágios e pesquisas, já rendeu bons frutos para o município, como a Casa Rosa e o Centro de Especialidades Odontológicas.

Na última semana, foi firmada uma parceria para que médicos residentes possam atuar em unidades da rede de saúde do município, a partir de 2023, ampliando a oferta de atendimento médico à população.

O convênio foi assinado com Multivix e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Educação, Gestão e Saúde (Ideges), que vai abrir um programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade na cidade no ano que vem.