Água, esgoto e resíduos sólidos

Segundo ciclo de encontros virtuais sobre planos para saneamento é finalizado

Produto final do trabalho deverá ser apresentado em julho, durante audiência pública
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta segunda-feira (31), foi realizada a terceira e última reunião virtual do segundo encontro técnico participativo sobre a revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS).

O evento foi promovido pelo Laboratório de Gestão de Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa – Ufes), contratado pela Prefeitura de Cachoeiro para a construção dos planos.

Foram três encontros sobre os seguintes temas: abastecimento de água e esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; gestão institucional.

Durante as reuniões, a equipe do Lagesa fez apresentações, por meio de seu canal no YouTube, a respeito de prognósticos e alternativas para universalização dos serviços em Cachoeiro. Participantes puderam fazer perguntas e manifestações pelo chat.

Além disso, quem participou também pode avaliar o evento por meio de um formulário on-line (clique aqui). As gravações das apresentações podem ser conferidas em youtube.com/LagesaUfes.

Atualmente, o Lagesa trabalha na produção de dois documentos finais, com concepção dos programas projetos e ações; e mecanismos para o controle social. Uma nova reunião virtual aberta deverá ser realizada no fim de junho. A expectativa é de que o produto final do trabalho seja apresentado em julho, em audiência pública.

“Todo o trabalho tem tido muita participação da população, o que é fundamental para que os novos planos municipais para a área reflitam os anseios e necessidades dos cachoeirenses”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.