Edital

Seleção aberta para escritores e profissionais atuarem na Bienal Rubem Braga 2022

Oitava edição do evento literário acontecerá em maio, com formato híbrido
Foto: Arquivo/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semcult) lançou, nesta sexta-feira (21), um edital de seleção para palestrantes/escritores, mediadores e oficineiros ou profissionais afins que desejarem participar da 8ª Bienal Rubem Braga. O evento acontecerá de 24 a 29 de maio deste ano, e os interessados têm até 6 de março para se inscrever por e-mail.

A oitava edição do maior evento literário do Espírito Santo estava marcada para 2020, mas foi cancelada por causa da pandemia. Remarcada para este ano, as mesas de debate, palestras e lançamentos de livros ocorrerão pela internet, e as oficinas serão realizadas em escolas municipais. Também haverá feira de livros em espaços alternativos.

O edital prevê sete vagas para palestrante/escritor de nível nacional, com remuneração de R$ 5 mil a R$ 10 mil; sete vagas para mediador de nível regional (Sul do Espírito Santo), com remuneração de R$ 1,5 mil; e duas vagas para oficineiros de nível municipal, com pagamento de R$ 1 mil (por oficina de 50 minutos).

Podem participar da seleção pessoas físicas maiores de 18 anos e menores (desde que representados legalmente), bem como pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural. As inscrições serão avaliadas pela Comissão Permanente para Avaliação de Propostas de Editais da Semcult, com base nos critérios estabelecidos no edital e na adequação à programação do evento.

O edital com todas as informações pertinentes, incluindo documentação exigida e critérios de pontuação dos proponentes, junto à ficha de inscrição e demais itens anexos, pode ser conferido em www.cachoeiro.es.gov.br/editais.

“A Bienal Rubem Braga está consolidada como um dos mais importantes eventos literários do Espírito Santo, e a edição deste ano terá um significado especial após o cancelamento forçado em 2020. O lançamento de editais para artistas e profissionais contribui para que alcancemos um número maior de pessoas e a programação seja enriquecida com propostas diversas”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.