Diversão

Semana da Criança: mais de mil curtiram programação na Praça de Fátima

Show da Tina foi uma das atrações da programação
Foto: Márcia Leal

A Praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu muita diversão e brincadeiras, neste fim de semana. Cerca de 1.400 pessoas participaram de atividades da Semana da Criança, realizadas em comemoração ao Dia da Criança, celebrado no último sábado (12).

No sábado e no domingo (13), pais e filhos puderam apreciar atrações como show da Tina, recreação, contação de histórias, o projeto Pé de Livros e a presença de cosplayers de personagens do universo infantil, como Bob Esponja, Hulk, Minions e Homem-Aranha.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), a programação, que tinha o objetivo de proporcionar momentos de alegria, descontração e integração social, agradou o público presente. É o que conta Kelly Barcellos, que levou a família para curtir as atrações.

“A festa foi ótima! Minha filha ficou maravilhada com as histórias. Ela foi bastante interativa e amou participar, aproveitou muito, os brinquedos, brincadeiras e as guloseimas. A organização da festa está de parabéns. Foi tudo muito bacana, espero que tenha mais eventos assim”, ressalta.

“A comemoração do Dia das Crianças é um momento de muita alegria. Escolhemos, carinhosamente, atividades que dessem ênfase à interação entre as crianças e com as famílias. Estes momentos certamente ficarão marcados positivamente na história de cada uma delas”, disse a secretária de Cultura e Turismo do município, Fernanda Martins.

Criançada no Teatro Rubem Braga

Neste ano, a Semana da Criança também levou escolas municipais do interior de Cachoeiro ao Teatro Municipal Rubem Braga. A ação, realizada de segunda (7) e quinta (10), possibilitou que mais de 500 alunos assistissem a peças infantis inspiradas em dois grandes clássicos da literatura infantil: “Branca de Neve” e “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. Para muitos deles, foi a primeira vez em um teatro.

Participaram estudantes das escolas “São Vicente”, do distrito de São Vicente; “Pluridocente Tijuca”, da localidade de Tijuca; “Alberto Sartório”, da localidade de Gruta; “Luiz Semprini” e “Abigail dos Santos Simões”, de Pacotuba; “Professora Valéria Aquino Viana”, de Itaoca, e “Monte Alegre”, da comunidade quilombola de Monte Alegre.

A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Gestão de Transporte (Semtra), que disponibilizou os ônibus para o transporte dos alunos.

Solidariedade e parcerias

Crianças em situação de vulnerabilidade social também participaram de atividades em comemoração ao Dia das Crianças. Na sexta (13), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promoveu uma tarde de recreação para as crianças das famílias que acompanha. Na festinha, os pequenos puderam curtir brincadeiras antigas e pintura facial. Além disso, foram distribuídas guloseimas como cachorro-quente, pipoca, picolé, bolo, lembrancinhas e sacolinhas surpresas.

No sábado (12), foi a vez de treze crianças atendidas pelo Serviço de Acolhimento Institucional Aprisco Rei Davi participarem de uma programação especial, oferecida pela iniciativa privada. Em um espaço de festas infantis da cidade, elas curtiram brincadeiras e oficinas de desenhos e pinturas. Empresas locais forneceram lanches e sorvetes para a garotada.

Na ocasião, mais de 200 donativos arrecadados pelo espaço de festa foram entregues ao serviço de acolhimento. Entre os itens estão materiais escolares, latas de leites especiais, brinquedos e produtos de higiene para bebês.

“Nós trabalhamos com a garantia de direito, e um deles é o lazer e a cultura para as crianças. Proporcionar o bem-estar, a convivência com a comunidade, é fundamental para o crescimento psíquico e para o desenvolvimento psicomotor delas. E essa programação, realizada pelos parceiros, com a equipe do Aprisco, possibilitou isso para as nossas crianças”, ressaltou a gerente do Aprisco Rei Davi, Simone Machado Pereira.