Semana do Artesão supera expectativas em vendas

Uma das expositoras, a artesã Clementina Lemos comemora resultados obtidos no evento

A Semana do Artesão, realizada pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim na semana passada, no Mercado Municipal São João, garantiu visibilidade ao artesanato local, bons resultados aos expositores e oportunidades de capacitação gratuita na área.

Foram seis palestras e duas oficinas promovidas dentro da agenda do evento, que contaram com a participação de profissionais da categoria e, também, de interessados em iniciar na atividade. Eles tiveram acesso a conhecimentos em elaboração de preço de venda, ética e comportamento, dentre outros temas, e ainda aperfeiçoaram diferentes técnicas, como decoupagem e artesanato em fibra de bananeira.

Uma das participantes da oficina de decoupage de garrafas de vidro (trabalho que consiste na composição de mosaicos com recortes de revistas), a aposentada Elza Rizzo disse que começou a fazer artesanato há pouco tempo, como forma de distração, mas, depois do curso, já pensa em começar a atuar profissionalmente na área. “Se puder conseguir uma renda extra com esse trabalho, melhor ainda”, comentou.

Para os expositores, o retorno em vendas também foi satisfatório. Foi o caso da artesã Clementina Lemos, que produz diversos itens, como bolsas e roupas de cama, mesa e banho, com a técnica de patchwork. “Em uma semana, lucrei R$ 1 mil, valor que, em meu ateliê, levaria um mês para atingir. E ainda fiz R$ 400 em encomendas. Superou minhas expectativas”, comemorou ela.

“Considerando que é a primeira vez que realizamos um evento do tipo, e do qual, inclusive, participamos de maneira direta, podemos afirmar que a Semana do Artesão foi bastante significativa para o cenário local do artesanato”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Felipe Macedo.

Além da exposição e comercialização das peças do artesanato, a economia solidária da gastronomia também se fez presente. A programação contou, ainda, com shows musicais.

A Semana do Artesão foi uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior. O evento integra um conjunto de ações que a prefeitura promove desde 2017 para fortalecer o artesanato local, como  o cadastro de artesãos, workshops e cursos.