Semana do Consumidor: Procon realiza atividade com estudantes

Ação faz parte do projeto Procon Vai à Escola

O Procon Cachoeiro promoverá, nesta terça-feira (13), uma palestra sobre educação para o consumo na escola municipal Luiz Marques Pinto, no bairro Boa Vista, a partir das 8h30. O evento, que faz parte do projeto Procon Vai à Escola, abrirá a programação desta semana do órgão relativa ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março.

A palestra tem como público-alvo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, entre 13 e 15 anos de idade, e será ministrada pela equipe do Procon. O tema será voltado para questões relativas a supermercados, como preço, prazo de validade e procedência dos produtos. Os estudantes também deverão participar, na quinta-feira (15), de uma atividade prática de fiscalização em um supermercado.

“Tão necessário quanto solucionar problemas dos consumidores é fazer com que eles aprendam sobre o consumo consciente como um direito fundamental – inclusive, ratificado pela Constituição Federal de 1988. E realizar esse tipo de atividade em um ambiente escolar é ainda mais importante, tendo em vista a sociedade consumista na qual esses meninos e meninas estão sendo inseridos”, destaca o coordenador do Procon Cachoeiro, Marcos Cesario.

Programação

Em continuidade às comemorações do Dia do Consumidor, o Procon Cachoeiro deslocará sua equipe de trabalho para a praça Jerônimo Monteiro, Centro, entre as próximas quarta e sexta-feira (14 a 16), das 9h às 17h. Nesses dias, a sede da agência, no bairro Guandu, funcionará apenas para consumidores receberem retorno sobre Carta de Investigação Preliminar (CIP), formalização de denúncias e expediente interno.

Na ocasião, os consumidores terão a oportunidade de receber todo tipo de atendimento realizado pelo órgão, desde o esclarecimento de uma dúvida até formalização de reclamações por cobranças abusivas ou orientação em renegociação de dívidas.

Também na terça-feira, o Procon receberá uma homenagem na Câmara Municipal de Cachoeiro, às 16h, seguida de um pronunciamento sobre direito do consumidor proferido pelo coordenador do órgão.

Na sexta (16), além da programação na praça, parte da equipe da agência cachoeirense do órgão participará do III Encontro do Ministério Público com os Procons Municipais, a ser realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Espírito Santo, em Vitória.

Confira:

Terça-feira (13)
8h30 – Palestra sobre educação no consumo na escola municipal Luiz Marques Pinto (Boa Vista), com os alunos do 7º ano (entre 13 e 15 anos de idade)
16h – Homenagem ao Procon na Câmara Municipal
18h – Fala do coordenador na câmara sobre o Direito do Consumidor

Quarta-feira (14)

Quinta-feira (15)
9h às 17h – Procon Itinerante na Praça Jerônimo Monteiro
8h30 – Visita dirigida de fiscalização a supermercado com alunos da escola municipal Luiz Marques Pinto

Sexta-feira (16)
9h às 17h – Procon Itinerante na Praça Jerônimo Monteiro
10h às 16h – Participação no III Encontro do Ministério Público com os Procons Municipais, em Vitória