De 7 a 10 de junho

Semana do Meio Ambiente terá mesas-redondas e coleta de lixo eletrônico

Haverá coleta de recicláveis eletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro vai promover, de 7 a 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente, que contará com campanha de recolhimento de materiais e mesas-redondas virtuais.

Realizada em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), a programação será aberta com a ação de coleta de resíduos eletrônicos, como televisores, computadores e celulares, além de pilhas, baterias e óleo de cozinha.

Com o tema “Reduza, Recicle, Reuse”, ela será feita em um posto de recolhimento montado na área do estacionamento localizado em frente à agência do Banco do Brasil, no Centro. As pessoas que precisam descartar esses tipos de materiais poderão procurar o local de segunda (7) a quinta-feira (10), das 7h às 19h.

Para a entrega, as pilhas e baterias devem ser envolvidas em plástico resistente, para evitar vazamento e contaminação. Já o óleo deve ser entregue em garrafa PET e precisa ter sido peneirado para remoção do excesso de restos de alimentos.

Mesas-redondas virtuais

No dia 8, será realizada uma mesa-redonda sobre o Plano Municipal de Saneamento, que está em fase de elaboração. A conversa será mediada por Sara Natividade, especialista em gerenciamento de projetos e em gestão competitiva e bussiness inteligente, e contará com a participação do representante do Laboratório de Gestão de Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa – Ufes), Renato Siman, que é professor, engenheiro químico e doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento; do representante da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa), Elias Sartório, professor e engenheiro civil; e do Gerente de Projetos do Lagesa – Ufes, o engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, mestre em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, Renato Meira de Sousa Dutra. A atividade será exibida no canal de YouTube da Prefeitura de Cachoeiro, às 19h.

No dia 9, a mesa-redonda será sobre o “Fortalecimento do Sistema Ambiental e Liberdade Econômica”. Transmitida pelo mesmo canal, às 19h, a ação contará com a participação de Fabrício Hérick Machado, secretário estadual de Meio Ambiente, e do advogado e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabrício Yee, que também é especialista em desburocratização mercantil. A ação será mediada pela subsecretária de Gestão Ambiental de Cachoeiro, Carina Prado, que é bióloga e especialista em Engenharia Ambiental e mestre em Clima e Ambiente.

Já no dia 10, Fabiana Ramos Caçador, engenheira florestal, mestre em Produção Vegetal e gerente de Recursos Naturais da Semma, vai moderar a mesa-redonda sobre as Unidades de Conservação e o Plano de Manejo do Itabira, com a participação de Augusta Rosa Gonçalves, chefe da Unidade de Conservação Floresta Nacional de Pacotuba, e do promotor de Justiça, Wagner Eduardo Vasconcellos. A transmissão no YouTube da Prefeitura começará às 19h.

Proteção e limpeza de mananciais

No mesmo dia, a Semma entregará kit de proteção de nascente na fazenda da Santa Casa, em Monte Líbano. O kit inclui arame, mourão e grampo, para o cercamento da área do manancial. A iniciativa faz parte do projeto Nascentes Vivas.

Além disso, durante toda a Semana do Meio Ambiente, com a parceria da Secretaria de Manutenção e Serviços (Semmat), haverá limpezas de córregos.

“Na Semana do Meio Ambiente, além de promover essas ações tão relevantes, também aproveitamos para intensificar, ainda mais, a conscientização da população com relação aos cuidados que todos devemos ter com o meio ambiente e os recursos naturais”, ressalta a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.