Semdec agenda atendimento para emissão da Carteira Nacional de Artesão

Os interessados precisam agendar um horário para avaliação
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Cachoeiro abriu agendamento para atender artesãos do município que queiram emitir a Carteira Nacional do Artesão, documento que garante benefícios à categoria.

Os interessados precisam agendar, pelo telefone 3155-5223, o teste de aptidão realizado na sede da secretaria, localizada no Museu da Ciência e da Tecnologia, no bairro Coronel Borges.

É necessário que o candidato, no dia e horário marcados, leve documentos pessoais, como RG e CPF, uma peça do produto de cada tipologia do artesanato que domina; uma peça em produção, para que seja dada sequência na confecção e avaliada a técnica do profissional; fotos do ateliê ou local de trabalho, além de um vídeo de 30 segundos que mostre o requerente produzindo cada peça.

A Semdec fará a coleta dos dados, triagem e classificação do artesanato, conforme disposto na Portaria 1.007-SEI, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e, com o material previamente avaliado, enviará para a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) também avaliar.

A carteira leva, em média,10 dias para ser entregue, após avaliação. Nos últimos anos, a Semdec entregou o documento para 53 artesãos.

“Cachoeiro está entre os municípios capixabas habilitados para expedir o documento, que garante uma série de benefícios aos artesãos, como possibilidade de participação em feiras nacionais e internacionais, oficinas, cursos, facilidade no transporte das mercadorias e emissão de nota fiscal. A Semdec realizará este serviço de forma contínua, a fim de contribuir, cada vez mais, com o trabalho dos artesãos”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.