Semdec comemora Dia do Artesão com evento para profissionais da área

A programação inclui coffee break, palestra, bate-papo e apresentação de projetos

No Dia Nacional do Artesão, nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) comemorará a data com uma série de atividades para profissionais do ramo em Cachoeiro de Itapemirim.

O evento será promovido na sede da Semdec, no Museu de Ciência e Tecnologia (rua Moreira, 317, bairro Coronel Borges), a partir das 14h. São esperadas cerca de 80 artesãs.

“Nosso objetivo é abraçar o artesão nesta data especial, promovendo esta atividade como um instrumento de fomento importante na geração de renda. Pretendemos valorizar e empoderar o profissional com ação motivacional, e, ao fim do dia, vamos alinhar projetos para o fortalecimento do segmento”, destaca Francisco Montovanelli, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

A programação inclui coffee break, palestra com o subsecretário de Micro e Pequenas Empresas, Milas Alves, e bate-papo com Rosane Nascimento, formada em Administração e maquiadora há 18 anos, que abordará a valorização da mulher e, depois, fará um workshop de automaquiagem.

Também na ocasião, a Semdec apresentará o espaço que será destinado ao artesanato na ExpoSul Rural 2019, de 10 a 14 de abril, bem como o projeto da Feira do Artesão, que acontecerá na praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, entre os dias 8 e 11 de maio.

Fortalecimento do artesanato

Desde 2017,  a prefeitura de Cachoeiro tem desenvolvido uma série de ações com foco na profissionalização dos artesãos e fortalecimento do artesanato local. Entre as iniciativas já realizadas estão a Semana do Artesão, a oferta de capacitações, cadastramento de profissionais da área e a viabilização de participação em eventos da municipalidade, a exemplo da Bienal Rubem Braga 2018 e da Feira de Economia Solidária, em 2017.